40% de aulas EaD Não!

Desde 2019, estudantes e docentes de universidades particulares têm enfrentado um problema gravíssimo para o aprendizado e à docência: uma portaria que permite que 40% da carga horária seja ministrada à distância em cursos presenciais. Isso é um grande contrassenso, uma vez que os alunos estão pagando por cursos presenciais, mas recebendo quase metade da graduação à distância!

O ensino à distância tem um impacto negativo na qualidade do trabalho docente, com redução de aulas, redução salarial e demissões. O EAD limita o exercício pleno da profissão, que exige a presença na sala de aula e o contato com os alunos e a comunidade acadêmica. Essa mudança na política educacional é uma herança do desgoverno Bolsonaro, que tem como projeto a precarização e o sucateamento da educação no Brasil. Por isso, nosso mandato apresentou o PDL 80/2023, que suspende os efeitos da Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, que regulamente o EAD no Brasil.

Precisamos mobilizar estudantes e docentes para garantir um ensino presencial e de qualidade. Educação não é mercadoria e se faz na sala de aula! Por isso, precisamos da sua assinatura para pressionar a Câmara a colocar o PDL em tramitação.

Preencha com seus dados e assine nossa petição!

Ao submeter seus dados, vocẽ está de acordo com nossa política de privacidade. Como este site é protegido pelo reCAPTCHA, a política de privacidade e os termos de serviço do Google também se aplicam.

Obrigada por assinar! Em breve traremos novidades sobre nossa luta!

Nos ajude compartilhando com seus contatos nas redes sociais clicando dos botões abaixo: