Quem é?

Fernanda é Deputada Federal pelo PSOL do Rio Grande do Sul, único partido com deputados que não está citado em nenhuma investigação de corrupção. Elegeu-se com 114.302 votos e foi a mulher mais bem votada do Estado. Natural de Alegrete (RS), é também formou-se em biblioteconomia pela UFRGS e é bancária licenciada do Banrisul. Esteve como vereadora de Porto Alegre durante 10 anos. É feminista, ativista social, sendo referência na luta por transporte público de qualidade, moradia digna e popular, defesa do serviço público e combate aos privilégios dos ricos e dos políticos.

Qual a história de Fernanda?

Fernanda nasceu em Alegrete (RS) e é graduada em biblioteconomia pela UFRGS. Possui pós-graduação em História do Brasil pela FAPA/RS. É bancária licenciada do Banrisul, banco público do RS.É uma militante, feminista, socialista e internacionalista. Começou dua atuação no movimento estudantil, ainda no ensino médio nas lutas contra as privatizações neoliberais do final dos anos 90 ainda no governo FHC. Já no movimento estudantil universitário, muito atuante na defesa da educação pública, de qualidade e popular, tornou-se coordenadora do DCE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Identificada com o feminismo e com a necessidade da organização partidária, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores, mas logo deixou o partido quando expulsaram parlamentares como Luciana Genro, Babá, João Fontes e, na época, a senadora Heloísa Helena por votarem contra a Reforma da Previdência no primeiro ano de governo Lula (2003). No mesmo ano, Fernanda ajudou a construir o Partido Socialismo e Liberdade. Em 2008, a juventude do PSOL decidiu ter uma candidatura à vereança em Porto Alegre e Fernanda concorreu, sendo parte da primeira bancada do PSOL na Câmara de Vereadores da capital junto com Pedro Ruas. Em 2012, Fernanda concorreu à reeleição e recebeu 7.214 votos, sendo a mais votada entre as mulheres eleitas. Em 2016 foi a parlamentar mais votada da cidade, com mais de 14 mil votos. Como vereadora, permaneceu na Câmara Legislativa até 2018, quando mudou-se para Brasília, sendo eleita Deputada Federal.

Quais os focos de atuação do mandato?

Defesa da democracia, o combate aos privilégios dos ricos e dos políticos e a resistência pela garantia de direitos para populações vulnerabilizadas socialmente, como mulheres, negras e negros, LGBTs, indígenas e quilombolas.

Download de fotos em alta resolução

Acesse nosso Flickr: https://flickr.com/photos/fernandapsol/

Contatos para imprensa

Gabriel Galli (jornalista)
+55 51 99634 2152
contato@fernandapsol.com.br

Paola Rodrigues
+55 51 98308 1874
contato@fernandapsol.com.br

Cadastre-se para receber informações do mandato e novidades sobre as nossas lutas!