É a primeira vez, em 20 anos, que uma mulher lidera a votação à vereança na capital gaúcha. Fernanda foi a mulher mais votada na disputa a vereador nas eleições de 2012.

Com uma forte votação de 14.630 votos, Fernanda Melchionna (PSOL) foi reeleita vereadora de Porto Alegre e segue para o seu terceiro mandato na Câmara Municipal. Jovem, bibliotecária, com uma trajetória de atuação no movimento estudantil da UFRGS, Fernanda foi eleita pela primeira vez vereadora de Porto Alegre em 2008ao lado de Pedro Ruas – atualmente deputado estadual (PSOL). Fernanda e Pedro formaram juntos a primeira bancada do PSOL na Câmara de Vereadores.

“Enxergo com muito orgulho o reconhecimento que o povo de Porto Alegre me conferiu. É o reconhecimento de uma tradição, encabeçada por Luciana Genro, fundadora do PSOL, que não aceitou se render à capitulação do PT em 2003; de Pedro Ruas, que também já foi o vereador mais votado; e das nossas lutas, em defesa da moradia digna, dos direitos dos municipários, dos trabalhadores, da juventude, das mulheres, das liberdades democráticas. Enxergo também como um desafio, de fazer um mandato ainda mais vinculado com a luta do povo, na defesa de mais direitos. Manteremos nossa tradição firme e forte” concluiu Fernanda.

“Ter a Fernanda como a mais votada, entre todos os vereadores, não só entre as mulheres, como foi a sua marca em 2012, é um orgulho gigantesco, não só para o PSOL, como para todas as mulheres da capital!”, disse Luciana Genro

“É um orgulho para mim passar o bastão do vereador mais votado para ti, Fernanda”, declarou Pedro Ruas.

Trajetória de votação Fernanda Melchionna

2008: 2.984 votos

2012: 7.214 votos

2016: 14.630 votos

Cadastre-se para receber informações do mandato e novidades sobre as nossas lutas!