A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) destinou R$ 1 milhão em emendas parlamentares para a Santa Casa de Santana do Livramento. A formalização do repasse foi celebrada na tarde desta terça-feira (27) em encontro com a prefeita do município, Ana Tarugo.
Participaram do encontro também a diretora geral do hospital, Leda Marisa, e o gestor Abílio Machado. Representando o PSOL, estiveram Renato Costa, ex-candidato a prefeito na última eleição, Jandira Vieira, presidente municipal do partido, e Rogério Benites, da direção estadual.
“Fiquei feliz em poder atender a demanda dos companheiros do PSOL de Santana do Livramento. Sabemos que a Santa Casa está com dificuldades financeiras e esperamos que os recursos possam ajudar a melhorar o atendimento na cidade. A tabela SUS não é reajustada desde 1994 e o governo Bolsonaro tem retirado cada vez mais recursos da Saúde pública. Precisamos enfrentar essa situação”, afirma Fernanda.
De acordo com a prefeita Ana Tarugo, o recurso é muito bem-vindo e chega em boa hora, principalmente nesse momento de enfrentamento do Covid-19. “Somos muito gratos ao esforço da deputada e convidamos a comunidade a acompanhar a execução da verba. A Santa Casa possui cerca de 70 milhões em dívidas”, explica.
De acordo com a diretora geral do hospital, Leda Marisa, um dos principais problemas dos hospitais é o aumento no custo dos procedimentos. “Tivemos 708% de aumento no custo dos medicamentos, por exemplo. Não existe orçamento no mundo que possa dar conta disso”, lamenta.
A tarde, a deputada também visitou os projetos atendidos pela primeira Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) do interior do RS, em Santana do Livramento. O mandato destinou R$260 mil para o projeto e os recursos serão utilizados para a compra de equipamentos e apoio a empreendimentos já selecionados. Os professores Altacir Bunde, da Unipampa, e Cassiane da Costa, da UERGS, apresentaram o projeto que também conta com a parceria do IFSul.
Fomos recebidos por representantes dos empreendimentos, entre eles projetos da comunidade quilombola, do MST e da Associação de Catadores Novo Horizonte. Com os recursos de nossa emenda, será possível impulsionar projetos também de Dom Pedrito e São Gabriel, além de Santana do Livramento. “O mais triste é que depois de todo o desenvolvimento da associação de Catadores, que contou até com recursos internacionais para reforma do galpão, a prefeitura quer retirar as trabalhadoras do lugar. Apoiaremos nesta luta contra a remoção da associação do terreno”, declarou Fernanda.
Visita ao campus da Unipampa
A deputada também visitou o campus da Unipampa em Santana do Livramento. “Fico sempre admirada com a força e empenho dos professores e diretores da universidade, que fazem um esforço hercúleo para manter as atividades com os recursos sendo cortados frequentemente pelo governo Bolsonaro.” A deputada foi recebida pelo diretor do campus, Alexandre Xavier, que apresentou as novas instalações da biblioteca, auditório e restaurante universitário, frutos de muitos esforços da comunidade universitária. A deputada reforçou seu compromisso em defesa da luta pela universidade pública de qualidade e gratuita.