A vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) criticou o aumento da passagem sem a realização de uma auditoria na planilha tarifária das empresas de ônibus
As comissões de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) e Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) encaminharam na última semana a realização de uma reunião conjunta amanhã (14), às 14h30 para discutir acerca do tema do transporte público e a ameaça de novo reajuste em Porto Alegre. A reunião será na Sala 302 da Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255).
A vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), líder da Oposição, e requerente da audiência para a CUTHAB, destacou a importância do debate sobre o transporte público em um momento em que a atual gestão da Prefeitura ameaça a retirada de benefícios da população. “Em dezembro, a Câmara Municipal aprovou aprorrogação da isenção do ISS para as empresas de ônibus com a promessa da manutenção da tarifa. Com esta isenção a Prefeitura deixa de arrecadar 18 milhões de reais! E agora a gestão de Marchezan não só quer aumentar o preço da passagem como coloca em discussão os direitos históricos da população, apontando a possibilidade de suspender a gratuidade da segunda passagem. Isso é um absurdo! Queremos abrir a caixa-preta dos gastos e lucros das empresas de transporte e a garantia de uma tarifa justa e um transporte acessível para tod@s”, apontou.
Além dos membros das comissões participarão da discussão representantes do gabinete do Prefeito, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), do Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas, Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Sindicato dos Rodoviários, Conselho Municipal de Transporte Urbano (Comtu), Procon de Porto Alegre, União das Associações de Moradores (Uampa), DCE da UFRGS, Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas (Fetapergs), Conselho Municipal do Idoso, União Nacional de Estudantes (UNE), Uges e Umespa.