Proposta foi apresentada pela vereadora Fernanda Melchionna e pelo ex-vereador Pedro Ruas (hoje deputado estadual), ambos do PSOL
Com nenhum voto contrário e com 31 favoráveis, o conjunto de vereadores presentes hoje (11) em plenário na Câmara Municipal votaram favoravelmente à derrubada do veto da Prefeitura à ampliação para 20 dias da licença-paternidade dos servidores municipais. A proposta, apresentada pela vereadora Fernanda Melchionna e pelo ex-vereador Pedro Ruas (hoje deputado estadual), ambos do PSOL, foi aprovada por unanimidade no último 18 de julho e logo após vetada pelo prefeito Fortunati.
“A ampliação da licença-paternidade busca apresentar um primeiro passo para a sensibilização da sociedade no que se refere à nova constituição familiar e à divisão de responsabilidades entre homens e mulheres no desenvolvimento dos filhos. As mulheres não devem ser as únicas responsabilizadas pelo cuidado dos filhos e da família, por isso o projeto é um primeiro passo da luta pela igualdade de gênero!”, comentou Fernanda Melchionna.
O texto original previa ampliação para 30 dias consecutivos, contando da data de nascimento do filho, mas uma emenda reduziu esse período para 20. A legislação vigente prevê apenas cinco dias de benefício.