A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) protocolou, nesta segunda-feira (22/05), um requerimento para que seja aprovada uma moção de solidariedade ao jogador de futebol Vinícius Júnior, que vem sendo vítima de racismo constantemente nos estádios de futebol da Espanha. A moção foi protocolada na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e também será apresentada no plenário da Câmara dos Deputados.
No último domingo (21/05), o atacante brasileiro do Real Madrid foi vítima de ataques racistas provenientes da torcida do clube Valencia, durante partida válida pelo Campeonato Espanhol. Além de insultado e chamado de “macaco” por quase todo o estádio, o atleta ainda foi expulso da partida.
_ Importante lembrar que no último mês de abril, Brasil, através do Ministério da Igualdade Racial, e Espanha firmaram acordo de cooperação para investimentos em políticas de combate ao racismo nos mais variados campos, incluindo o esporte. As ações precisam ir para além dos discursos e se mostrarem no campo da realidade concreta. _ destaca o requerimento.
“É muito importante que o parlamento brasileiro se posicione de forma enfática sobre esse e qualquer outro caso de racismo contra brasileiros. Exigimos que as autoridades espanholas apurem rigorosamente e punam os que praticaram ou incentivaram estes vergonhosos ataques contra o atleta. Não toleraremos racismo em nenhum lugar do mundo”, justifica Fernanda.