A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) protocolou, junto com outros parlamentar do PSOL, um requerimento de informações ao Ministério das Comunicações e ao Ministério da Defesa sobre o uso de uma aeronave da Força Nacional Brasileira (FAB) pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em viagem a São Paulo, entre os dias 26 e 30 de janeiro. O requerimento foi protocolado nesta quinta-feira (02).
De acordo com notícias veiculadas no jornal Estado de S. Paulo, Juscelino teria utilizado uma aeronave da FAB e teve diárias pagas para participar de um leilão de cavalos. Alegando motivo “urgente” para solicitar o voo, o ministro teria, durante o final de semana em que esteve em São Paulo, participado de um leilão no qual assessorou compradores de cavalos, promovido a venda de um dos seus animais particulares, avaliado em mais de um milhão de reais, e recebido prêmio na festa de vaqueiros “Oscar do Quarto de Milha”, segundo a reportagem.
“Não é aceitável que nenhuma pessoa pública, membro de governo nenhum, utilize o aparato do estado para motivos pessoais. Queremos que os ministérios da Comunicação e Defesa expliquem a viagem, no mínimo suspeita, feita pelo ministro Juscelino Filho. Queremos saber o motivo da viagem, quem o acompanhou e quanto dinheiro público foi gasto neste final de semana. Se comprovado o motivo pessoal da viagem, Juscelino precisa devolver o dinheiro e perder o comando da pasta”, cobra Fernanda.
Além de Fernanda Melchionna, assinaram o requerimento os deputados e deputadas Sâmia Bomfim, Chico Alencar, Pastor Henrique Vieira, Luiza Erundina e Célia Xakriabá.