A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) enviou, nesta sexta-feira (20), um Requerimento de Informação aos ministérios da Defesa e Relações Exteriores sobre a autorização de exportação de munição de armas para a República do Peru.
Em dezembro de 2022, ainda sob o governo de Jair Bolsonaro, a empresa brasileira Cóndor Indústria Química exportou 28.960 projéteis para o Governo do Peru, conforme revelado pelo Portal Infobae. O requerimento questiona os ministérios quanto aos protocolos exigidos pelo Governo Brasileiro para a exportação de produtos de defesa, diante da intensa crise política pela qual o país vizinho passa.
“O Peru vive uma onda de protestos que exigem a saída de Dina Boluarte da presidência do país. Desde o final do ano passado, cerca de 50 pessoas morreram nas manifestações, vítimas da forte repressão, o que fez o governo decretar estado de urgência em Lima e Boluarte a ser investigada por genocídio. É diante deste contexto que solicitamos informações sobre a exportação de munição. O Brasil não pode ser conivente com o massacre pelo qual passa o povo peruano”, afirma Fernanda.
Preocupada com a situação política do país, Melchionna também enviou, na última terça-feira (17), uma carta à Embaixada da República do Peru no Brasil em solidariedade ao povo peruano e exigindo a imediata detenção da repressão contra as manifestações. A carta foi assinada por outros 10 deputados e deputadas federais do PSOL.