A deputada Fernanda Melchionna participou na manhã de hoje (21) de uma reunião promovida pela deputada estadual Luciana Genro, também do PSOL, entre a comunidade ucraniana brasileira com o governador Eduardo Leite para discutir a ajuda humanitária que o Estado pode dar aos refugiados que chegam ao Rio Grande do Sul.
O Brasil possui mais de 600 mil brasileiros descendentes de ucranianos e a comunidade tem feito campanhas recolhendo doações de diversos tipos, mas ainda enfrenta dificuldades para conseguir locais de moradia para quem chega fugindo da guerra. Extraoficialmente, a comunidade relata que já chegaram mais de 800 pessoas no país, a maioria alocada no Paraná, onde a maior parte dos ucranianos se concentram. No RS, a cidade de Canoas tem a comunidade mais forte. Nova Santa Rita também receberá refugiados.
A comunidade de descendentes de ucranianos no Brasil demanda um cadastro nacional para acolhimento dos refugiados, ensino do idioma português e melhor integração nas políticas públicas de ajuda humanitária.
Fernanda reforçou a importância de termos políticas públicas para imigrantes, algo que já reforçamos no caso de haitianos, senegaleses, venezuelanos e de tantas outros refugiados em situação de vulnerabilidade.
Nosso mandato tem lutado em Brasília para agilizar a liberação de vistos humanitários durante o período de pandemia e combater a inércia do governo Bolsonaro nessas políticas. A luta continua!