Eduardo Leite coloca todas as secretarias à disposição da Comissão Externa para acompanhar casos de feminicídio no RS

Coordenada pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), a Comissão apresentou o plano de trabalho e reforçou a importância da atuação integrada com o governo estadual no enfrentamento ao feminicídio no RS

8 jul 2025, 10:26 Tempo de leitura: 1 minuto, 10 segundos
Eduardo Leite coloca todas as secretarias à disposição da Comissão Externa para acompanhar casos de feminicídio no RS

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados para acompanhar os casos de feminicídio no Rio Grande do Sul, coordenada pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), realizou, na tarde desta segunda-feira (07/07), uma reunião no Palácio Piratini com o governador Eduardo Leite. Na ocasião, a comissão apresentou seu plano de trabalho e detalhou as linhas de atuação de cada deputada envolvida.

Participaram da reunião diversos secretários do governo estadual, as deputadas federais que compõem a comissão, incluindo a deputada relatora Maria do Rosário, além das deputadas Franciane Bayer e Any Ortiz. Também estiveram presentes as deputadas estaduais Luciana Genro, Sofia Cavedon, Eliana Bayer, Patrícia Alba e Silvana Covatti. O grupo apresentou ao governador as ações já realizadas e os próximos passos da comissão, que tem como objetivo diagnosticar e prevenir novos casos de feminicídio, problema que atinge níveis alarmantes no estado. O relatório final será concluído em novembro e entregue ao governador.

“O feminicídio se combate em rede. Estamos muito preocupadas com o aumento dos casos de violência contra a mulher e com a necessidade de políticas públicas permanentes. Saudamos a recriação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, mas é fundamental que ela tenha orçamento para enfrentar os feminicídios e defender a vida das mulheres”, declarou Fernanda.