Mais de 1 mil pessoas lotaram o Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, para ouvir a palestra do cientista e climatologista Carlos Nobre, que abriu o seminário “Extremos Climáticos: Romper com o negacionismo, superar a crise”, realizado na última quarta-feira (07/08). A atividade foi organizada pelo mandato da deputada federal Fernanda Melchionna em conjunto com a deputada estadual Luciana Genro, ambas do PSOL-RS.
Carlos Nobre foi um dos primeiros cientistas a alertar sobre as consequências do aquecimento global, como a savanização da Amazônia e ampliação de ciclones extratropicais no Sul do país. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007, o palestrante conversou com os porto-alegrenses sobre a emergência climática no mundo e explicou o que causou a catástrofe no Rio Grande do Sul.
“As mudanças climáticas recentes observadas são generalizadas, intensificadas e as temperaturas atingiram recordes sem precedentes em milhares de anos. Todos os fenômenos climáticos estão batendo recordes, se tornando mais fortes, sejam chuvas excessivas e prolongadas, sejam secas, ondas de calor, incêndios na vegetação, entre outros. É preciso que a humanidade compreenda o tamanho da sua tarefa na direção da sustentabilidade para o Planeta Terra, com ênfase em justiça social, ambiental e climática”, afirma Nobre.
A deputada federal Fernanda Melchionna observou a expressiva participação do público e salientou a importância de mais eventos que ajudem a pensar sustentabilidade e resiliência climática.
“O desafio está posto. É preciso agir, agir localmente, com políticas públicas para o nosso território, e ao mesmo tempo lutar por uma agenda econômica diferente, sob o risco do capitalismo de fato extinguir a humanidade. Esta é uma luta da nossa geração, para nós e para aquelas que virão”, alerta Fernanda.
Além de Fernanda e Luciana, também estiveram presentes no Seminário a deputada estadual Sofia Cavedon (PT), o vereador Roberto Robaina (PSOL-RS), a vereadora suplente Fran Rodrigues (PSOL e a pré-candidata a vice-prefeita Tamyres Filgueira. O evento foi realizado por meio da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados e da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da ALRS.