Emenda de Fernanda Melchionna viabiliza Ambulatório Trans de Caxias do Sul

Foi inaugurado nesta sexta (12) o Serviço Ambulatorial Especializado no Processo Transexualizador – Ambulatório Trans de Caxias do Sul. O Ambulatório, que é resultado de uma luta de anos da comunidade LGBTQIA+ de Caxias e da região da Serra, foi viabilizado por uma emenda parlamentar de R$1,5 milhão, encaminhada pela deputada Fernanda Melchionna. Fernanda expressou […]

15 abr 2024, 15:39 Tempo de leitura: 1 minuto, 39 segundos
Emenda de Fernanda Melchionna viabiliza Ambulatório Trans de Caxias do Sul

Fonte:

Foi inaugurado nesta sexta (12) o Serviço Ambulatorial Especializado no Processo Transexualizador – Ambulatório Trans de Caxias do Sul. O Ambulatório, que é resultado de uma luta de anos da comunidade LGBTQIA+ de Caxias e da região da Serra, foi viabilizado por uma emenda parlamentar de R$1,5 milhão, encaminhada pela deputada Fernanda Melchionna. Fernanda expressou sua satisfação em ver a realização do ambulatório e disse esperar que essa política pública sirva como um polo da comunidade LGBTQIA+ da região.

“Discutindo com a Cléo (Araújo, representante da ONG Construindo Igualdade) e com a Karina Santos, presidenta do PSOL aqui de Caxias, conseguimos enxergar a potência que esse projeto tem. É um fomento a uma política pública que tinha uma demanda não atendida da comunidade de Caxias, e agora foi dada a largada, para que o movimento social se aproprie dessa política pública e lute, não só para não retroceder, mas para avançar nos serviços para a comunidade trans de Caxias.

Localizado no primeiro andar do Centro Especializado de Saúde (CES), o ambulatório conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos, o objetivo é garantir acesso para que homens e mulheres trans possam realizar o tratamento de hormonioterapia. A secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, destacou que a criação do ambulatório não teria sido possível sem o repasse da emenda de Fernanda Melchionna e que, embora de partidos diferentes, esse tipo de política pública deve ser uma prioridade para qualquer gestor público.

O ambulatório oferecerá um serviço completo, incluindo acolhimento, consulta psicológica e de enfermagem, avaliação médica e acompanhamento, consulta farmacêutica, encaminhamento para exames, aplicação e dispensação de hormônios. O público-alvo são pessoas com 18 anos ou mais residentes de Caxias do Sul e região.