As deputadas federal, Fernanda Melchionna, e estadual, Luciana Genro, do PSOL-RS, enviaram um ofício à Procuradoria-geral de Justiça do RS, no qual cobram providência sobre atendimento a mulheres vítimas de violência. O ofício foi motivado por uma matéria publicada na imprensa de Porto Alegre, na qual foi denunciado o estado de precariedade da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da capital gaúcha, fazendo com que mulheres vítimas de violência desistam de receber atendimento.
De acordo com a reportagem, a DEAM de Porto Alegre está com falta de efetivo, de espaço seguro para acolhimento, e até de materiais básicos como papel higiênico e água. No ofício, as deputadas apontam que a situação configura violação dos direitos das mulheres e cobram o Governo do Estado e o Ministério Público por soluções.
“O governo do Estado deveria prover mecanismos de proteção e acolhimento às mulheres vítimas de violência, no entanto, está revitizimando essas mulheres. Não é aceitável que as vítimas tenham que esperar horas para registrar uma ocorrência, com atendimento precarizado e acabem desistindo de buscar ajuda e, provavelmente, voltando para um ambiente de violência”, afirma Fernanda.
“A DEAM é um órgão fundamental no combate à violência contra a mulher. Não é possível que as vítimas procurem acolhimento e acabem voltando para casa após esperar por horas sem conseguir nenhum encaminhamento. Estou acompanhando a situação no meu mandato e junto com a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos”, garante Luciana.