Fernanda Mechionna entrega Moção de Louvor ao escritor Jeferson Tenório

Homenagem ocorreu durante o relançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Livro, Leitura e Escrita

27 mar 2024, 13:54 Tempo de leitura: 1 minuto, 10 segundos
Fernanda Mechionna entrega Moção de Louvor ao escritor Jeferson Tenório

Fonte:

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) está cobrando explicações do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa sobre a contratos estabelecidos entre Brasil e Israel, dentre eles, a contratação de uma empresa israelense para realizar manutenção de drones. Os dois requerimentos de informações também são assinados por Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Glauber Braga (PSOL-RJ).

Em março deste ano tornou-se público o contrato de R$ 86,1 milhões firmado entre a FAB e a empresa Israel Aerospace Industries LTD (IAI), contratação realizada sem licitação. A empresa israelense prestará serviços de manutenção e logística a dois drones brasileiros durante o período de 58 meses, cobrindo 2.417 horas de voo, visitas técnicas, revisão (overhaul) de motores e fornecimento de componentes.

Diante das recentes declarações do Governo Federal, que até então tem se posicionado publicamente no sentido de reconhecer o genocídio na Faixa de Gaza realizado por Israel, Fernanda Melchionna questiona os ministérios sobre a incoerência das relações firmadas.

“Este é o momento de romper relações comerciais com Israel, e não de fortalecê-los. A manutenção dessas relações é uma incoerência, já que a continuidade de qualquer tipo de contrato entre Brasil e Israel é uma forma de financiar a continuidade do massacre histórico do povo palestino”, afirma Fernanda.