Fernanda Melchionna é mulher mais votada para deputada federal no RS com quase 200 mil votos

Ao todo, foram conquistados 199.894 votos, um crescimento de 75% desde a última eleição em 2018, sendo uma das 50 mais votadas do Brasil em 2022.

11 out 2022, 16:54 Tempo de leitura: 1 minuto, 29 segundos
Fernanda Melchionna é mulher mais votada para deputada federal no RS com quase 200 mil votos

Fonte:

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) foi reeleita para a Câmara dos Deputados com 199.894 votos, um crescimento de 75% desde a última eleição em 2018, sendo uma das 50 mais votadas do Brasil em 2022. Em Porto Alegre, teve cerca de 91 mil votos, se consolidando como a 4ª do ranking de federais e a mulher mais votada para o cargo.

“Agradeço a cada uma das pessoas que confiaram no nosso trabalho. Nossa bancada se ampliou também na Assembleia Legislativa, tendo Luciana Genro como a segunda mais votada e a mulher com mais votos. A campanha foi um verdadeiro movimento que mobilizou o RS. Agora, vamos focar em eleger Lula para derrotar Bolsonaro no segundo turno. A luta segue com muita garra e estaremos na linha de frente. Não vamos permitir que Bolsonaro, que levou o Brasil a uma das piores crises da história, seja reconduzido ao cargo de presidente”, diz Fernanda.

No segundo mandato como deputada federal, Fernanda pretende focar no combate à desigualdade social com a taxação das grandes fortunas, na aprovação da PEC 96, de sua autoria e já analisada na CCJ, que pretende proibir contigenciamento de verbas na Educação e na garantia de direitos para mulheres e trabalhadores.

Natural de Alegrete (RS), é graduada em biblioteconomia pela UFRGS e pós-graduada em História do Brasil pela FAPA/RS. É bancária licenciada do Banrisul, militante, feminista, socialista e internacionalista. Começou sua atuação no movimento estudantil, foi uma das fundadoras do PSOL e elegeu-se vereadora em 2008, concorrendo à reeleição em 2012 e sendo a mais votada entre as mulheres eleitas. Em 2016, foi a parlamentar mais votada da cidade, com mais de 14 mil votos. Em 2018, foi a mulher com mais votos no RS para deputada federal, feito que repete agora com aumento expressivo do número.