Deputada Fernanda reafirma apoio à luta contra liquidação do CEITEC pelo governo Bolsonaro

Fica nítido que Bolsonaro, diante de um cenário de escassez de semicondutores no mundo, quer deixar nosso país dependente economicamente na importação desses insumos

14 jul 2022, 17:37 Tempo de leitura: 2 minutos, 44 segundos
Deputada Fernanda reafirma apoio à luta contra liquidação do CEITEC pelo governo Bolsonaro

Fonte:

Na tarde dessa quinta-feira (14), a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS) participou da audiência pública na Câmara dos Deputados que discutiu o processo de liquidação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC), iniciado pelo governo federal em 2020, por meio do Decreto nº 10.578.

No mesmo ano, a deputada Fernanda oficiou o Ministério Público para que atuasse junto ao Tribunal de Contas da União a fim de empreender esforços para evitar um processo de demissão coletiva dos quadros de trabalhadores do CEITEC. Por mais que o governo estivesse apresentando saídas negociadas que garantam os direitos
fundamentais e sociais dos trabalhadores, o governo, em pleno período de crise econômica, social e sanitária, exonerou 33 empregados em abril de 2021. Leia na íntegra o documento.

Em Setembro de 2021, o Tribunal de Contas da União ordenou ao governo Bolsonaro que suspendesse a liquidação do Ceitec, determinando que o Ministério da Economia fornecesse mais informações sobre a decisão de incluir o Centro no rol das empresas a serem vendidas.

“Estamos na luta junto aos trabalhadores do CEITEC contra a liquidação dessa importante empresa pública federal e estratégica do Brasil para garantir o domínio tecnológico completo da fabricação de circuitos integrados no país. Liquidar a única empresa na América Latina com solução completa em chips e com mais de 40 patentes ao longo de sua história é um grave crime de lesa pátria e a segurança nacional. Fica nítido que Bolsonaro, diante de um cenário de escassez de semicondutores no mundo, quer deixar nosso país dependente economicamente na importação desses insumos”, disse a deputada Fernanda Melchionna.

Na audiência, Silvio Luís Santos Júnior, presidente da Associação dos Colaboradores do CEITEC, lembrou que a liquidação traz o iminente risco aos cofres públicos (1 bilhão de reais) com o sucateamento da ímpar infraestrutura do parque tecnológico do CEITEC e a evasão de uma mão de obra altamente qualificada.

Na pandemia, por exemplo, o Ceitec, em parceria com universidades públicas, desenvolveu sensores eletroquímicos para a área da saúde, por exemplo, para detecção do coronavírus.

Assista à intervenção da deputada:

Estamos na luta junto aos trabalhadores da CEITEC contra a liquidação dessa importante empresa pública federal e estratégica do Brasil para garantir o domínio tecnológico completo da fabricação de circuitos integrados no país. Liquidar a única empresa na América Latina com solução completa em chips e com mais de 40 patentes ao longo de sua história é um grave crime de lesa pátria e a segurança nacional. Fica nítido que Bolsonaro, diante de um cenário de escassez de semicondutores no mundo, quer deixar nosso país dependente economicamente na importação desses insumos. A liquidação traz o iminente risco aos cofres públicos (1 bilhão de reais) com o sucateamento da ímpar infraestrutura do parque tecnológico do CEITEC e a evasão de uma mão de obra altamente qualificada. Contem com o PSOL e com nosso mandato nessa luta!

Publicado por Fernanda Melchionna em Quinta-feira, 14 de julho de 2022