Na tarde dessa quinta-feira (14), a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS) participou da audiência pública na Câmara dos Deputados que discutiu o processo de liquidação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC), iniciado pelo governo federal em 2020, por meio do Decreto nº 10.578.
No mesmo ano, a deputada Fernanda oficiou o Ministério Público para que atuasse junto ao Tribunal de Contas da União a fim de empreender esforços para evitar um processo de demissão coletiva dos quadros de trabalhadores do CEITEC. Por mais que o governo estivesse apresentando saídas negociadas que garantam os direitos
fundamentais e sociais dos trabalhadores, o governo, em pleno período de crise econômica, social e sanitária, exonerou 33 empregados em abril de 2021. Leia na íntegra o documento.
Em Setembro de 2021, o Tribunal de Contas da União ordenou ao governo Bolsonaro que suspendesse a liquidação do Ceitec, determinando que o Ministério da Economia fornecesse mais informações sobre a decisão de incluir o Centro no rol das empresas a serem vendidas.
“Estamos na luta junto aos trabalhadores do CEITEC contra a liquidação dessa importante empresa pública federal e estratégica do Brasil para garantir o domínio tecnológico completo da fabricação de circuitos integrados no país. Liquidar a única empresa na América Latina com solução completa em chips e com mais de 40 patentes ao longo de sua história é um grave crime de lesa pátria e a segurança nacional. Fica nítido que Bolsonaro, diante de um cenário de escassez de semicondutores no mundo, quer deixar nosso país dependente economicamente na importação desses insumos”, disse a deputada Fernanda Melchionna.
Na audiência, Silvio Luís Santos Júnior, presidente da Associação dos Colaboradores do CEITEC, lembrou que a liquidação traz o iminente risco aos cofres públicos (1 bilhão de reais) com o sucateamento da ímpar infraestrutura do parque tecnológico do CEITEC e a evasão de uma mão de obra altamente qualificada.
Na pandemia, por exemplo, o Ceitec, em parceria com universidades públicas, desenvolveu sensores eletroquímicos para a área da saúde, por exemplo, para detecção do coronavírus.
Assista à intervenção da deputada:
Estamos na luta junto aos trabalhadores da CEITEC contra a liquidação dessa importante empresa pública federal e estratégica do Brasil para garantir o domínio tecnológico completo da fabricação de circuitos integrados no país. Liquidar a única empresa na América Latina com solução completa em chips e com mais de 40 patentes ao longo de sua história é um grave crime de lesa pátria e a segurança nacional. Fica nítido que Bolsonaro, diante de um cenário de escassez de semicondutores no mundo, quer deixar nosso país dependente economicamente na importação desses insumos. A liquidação traz o iminente risco aos cofres públicos (1 bilhão de reais) com o sucateamento da ímpar infraestrutura do parque tecnológico do CEITEC e a evasão de uma mão de obra altamente qualificada. Contem com o PSOL e com nosso mandato nessa luta!
Publicado por Fernanda Melchionna em Quinta-feira, 14 de julho de 2022