Deputada Fernanda repudia concessão da Medalha da Ordem do Mérito do Livro para Daniel Silveira

Nota da deputada Fernanda Melchionna - presidente da Frente Parlamentar do Livro e Leitura escrita em repúdio à concessão da Medalha da Ordem do Mérito do Livro para Daniel Silveira

1 jul 2022, 15:42 Tempo de leitura: 1 minuto, 58 segundos
Deputada Fernanda repudia concessão da Medalha da Ordem do Mérito do Livro para Daniel Silveira

Fonte:

Nota da deputada Fernanda Melchionna – presidente da Frente Parlamentar do Livro e Leitura escrita

Repudio a concessão da Medalha da Ordem do Mérito do Livro para Daniel Silveira. O uso de homenagens para atender aos interesses pessoais do Presidente da República e de seus aliados da extrema-direita, sobretudo aqueles que atentam contra as liberdades democráticas conquistadas pelos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras, é uma afronta a todos e todas os que produzem e defendem o livro, a leitura, a escrita, a arte, a cultura e a educação.

A concessão da Medalha da Ordem do Mérito do Livro para Daniel Silveira é um acinte à arte e à cultura literária brasileiras e ao trabalho e memória de todos os seus e suas grandes expoentes, que construíram e constroem a cultura literária brasileira e honram o acervo da Biblioteca Nacional, assim como a todas as pessoas que lutam e trabalham para a defesa de todas e cada uma das bibliotecas públicas no Brasil.

Este senhor, que ainda mantém o cargo parlamentar apenas por força das articulações mais espúrias do Congresso Nacional, já que foi condenado pelo STF por disseminar mentiras que ameaçam as liberdades democráticas no Brasil, não apenas nunca contribuiu em absolutamente nada para o desenvolvimento da cultura, da educação, da arte e das políticas do livro, da leitura e da escrita no Brasil, como integra o governo que se sente permanentemente ameaçado por elas, e que por isso quer destruí-las.
Que saibam, no entanto, que a Medalha nas mãos de pessoas como este homenageado de ocasião não carrega o significado que detém de verdade, porque nela não existe nenhum mérito, apenas a força bruta que os altos cargos de poder impõem quando há corrosão nas liberdades democráticas. Nas mãos de Silveira, a Medalha se converte em mero pedaço de metal esvaziado de sentido, que, ao contrário do que sempre foi, não dá ao homenageado nenhuma importância nem reconhece nele nenhum trabalho.

Nós seguimos ao lado de homens e mulheres artistas, pensadores, escritores, leitores e trabalhadores da cultura, em defesa da memória e da verdade.

Brasília, 1º de Julho de 2022.

FERNANDA MELCHIONNA
Deputada Federal PSOL-RS
Presidente da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura