Deputada Fernanda Melchionna participa de debate com servidores da FURG em Rio Grande

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) esteve em Rio Grande nesta quinta-feira (30) para debater com servidores e professores da FURG sobre os cortes na Educação e a valorização da educação pública. A atividade aconteceu no auditório do Sindicato do Pessoal Técnico-administrativo da FURG (APTAFURG). O debate contou também com a presença do professor do […]

1 jul 2022, 16:14 Tempo de leitura: 1 minuto, 25 segundos
Deputada Fernanda Melchionna participa de debate com servidores da FURG em Rio Grande

Fonte:

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) esteve em Rio Grande nesta quinta-feira (30) para debater com servidores e professores da FURG sobre os cortes na Educação e a valorização da educação pública. A atividade aconteceu no auditório do Sindicato do Pessoal Técnico-administrativo da FURG (APTAFURG).

O debate contou também com a presença do professor do IFRS e vice-presidente da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande (Aprofurg), Gustavo Borba de Miranda.

Fernanda explicou o andamento de projetos que mexem diretamente nos investimentos nas universidades, em especial a PEC 32, que inviabiliza o aperfeiçoamento técnico e profissional da administração pública, e a PEC dos Auxílios, que libera R$ 41,25 bilhões no governo federal para turbinar valores de benefícios sociais em época eleitoral e foi aprovada pelo Senado.

A deputada defendeu que uma das prioridades no momento seja a aprovação da PEC 16, proposta por ela, que é discutida na Constituição de Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. A PEC garante que o orçamento da Educação não possa ser mais contigenciado.

“Nós precisamos de um programa concreto pra colocar a educação como uma prioridade concreta no Brasil. As emendas parlamentares são impositivas, mas a educação, não? Além da PEC 16, precisamos que seja derrubada a lista tríplice para reitores, por exemplo, que foi um entulho que ficou da ditadura, não foi revogada quando tivemos oportunidade e agora é usada para nomear interventores em universidades”, afirma.

Na sexta-feira (01), a parlamentar realizou panfletagem às 10h30 no calçadão do Centro com o objetivo de prestar contas das ações do mandato.