Deputada Fernanda pede afastamento do presidente da Caixa, acusado de assédio sexual, ao MPF

Diante das perturbadoras denúncias de assédio sexual contra Pedro Duarte Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, indicado por Bolsonaro, a deputada Federal Fernanda Melchionna, do PSOL/RS, enviou um pedido ao Ministério Público Federal, solicitando o afastamento de Guimarães enquanto as investigações estão em curso. “É urgente preservar a vida dessas mulheres vítimas da violência de […]

29 jun 2022, 10:51 Tempo de leitura: 1 minuto, 13 segundos
Deputada Fernanda pede afastamento do presidente da Caixa, acusado de assédio sexual, ao MPF

Fonte:

Diante das perturbadoras denúncias de assédio sexual contra Pedro Duarte Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, indicado por Bolsonaro, a deputada Federal Fernanda Melchionna, do PSOL/RS, enviou um pedido ao Ministério Público Federal, solicitando o afastamento de Guimarães enquanto as investigações estão em curso.

“É urgente preservar a vida dessas mulheres vítimas da violência de Guimarães enquanto as investigações estão em curso. Sabemos que o presidente do banco é um dos integrantes do governo mais próximos do presidente. Romper o silêncio diante de tamanha violência e fazer essa denúncia é um ato de coragem. Precisamos garantir a segurança das funcionários e criar uma rede de apoio e solidariedade a essas mulheres. As mulheres brasileiras não irão tolerar mais o machismo institucionalizado no governo Bolsonaro. Que seja responsabilizado!”, disse Fernanda.

As denúncias de assédio sexual foram reveladas com exclusividade ao jornal Metróples, que coletou durante um mês denúncias de um grupo de funcionárias.

Foto: Isac Nobrega

“As mulheres relatam toques íntimos não autorizados, abordagens inadequadas e convites heterodoxos, incompatíveis com o que deveria ser o normal na relação entre o presidente do maior banco público brasileiro e funcionárias sob seu comando.”, aponta a reportagem.

A iniciativa dessas mulheres levou à abertura de uma investigação que está em andamento, sob sigilo, no Ministério Público Federal.