Deputada Fernanda cobra do Ministério das Relações Exteriores plano de evacuação de brasileiros na Ucrânia

Na última sexta-feira (04), a deputada federal Fernanda Melchionna, do PSOL/RS, junto às deputadas Vivi Reis e Sâmia Bomfim, enviou um requerimento de informação ao Ministério das Relações Exteriores do governo federal cobrando o plano de repatriação dos cidadãos brasileiros residentes na Ucrânia diante da guerra entre Rússia e EUA. “É inadmissível que até o […]

7 mar 2022, 10:34 Tempo de leitura: 1 minuto, 5 segundos
Deputada Fernanda cobra do Ministério das Relações Exteriores plano de evacuação  de brasileiros na Ucrânia

Fonte:

Na última sexta-feira (04), a deputada federal Fernanda Melchionna, do PSOL/RS, junto às deputadas Vivi Reis e Sâmia Bomfim, enviou um requerimento de informação ao Ministério das Relações Exteriores do governo federal cobrando o plano de repatriação dos cidadãos brasileiros residentes na Ucrânia diante da guerra entre Rússia e EUA.

“É inadmissível que até o momento o governo Bolsonaro não tenha apresentado nenhum protocolo de evacuação dos brasileiros residentes na Ucrânia, diante do conflito deflagrado na última semana. Até o momento não há previsão de resgate em vôos da FAB que foram destacados para a missão de repatriação! Isso é grave, pois revela que o governo brasileiro deixou, mais uma vez, de agir de maneira diligente na defesa da vida e dos interesses mais imediatos dos cidadãos e cidadãs brasileiras. É preciso agir já!”

No requerimento, a deputada questiona se houve alguma comunicação diplomática proveniente da representação brasileira em Kiev sobre o risco de uma efetiva deflagração do conflito entre Rússia e Ucrânia e cobrou informações sobre os detalhes da estratégia de evacuação e repatriação dos brasileiros que residem ou se encontram em solo ucraniano.

Leia o requerimento na íntegra: