Deputada cobra Secretaria de Educação de Ijuí por perseguição a educadores

Fernanda Melchionna (PSOL-RS), enviou ofício à secretaria após receber denúncias de ataques à liberdade de cátedra feitos por vereador da cidade. A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) enviou ofício ao secretário de Educação de Ijuí, Cláudio da Cruz de Souza, manifestando preocupação após receber denúncia de educadores da região relatando tentativas de interferência do vereador […]

14 fev 2022, 15:29 Tempo de leitura: 1 minuto, 19 segundos
Deputada cobra Secretaria de Educação de Ijuí por perseguição a educadores

Fonte:

Fernanda Melchionna (PSOL-RS), enviou ofício à secretaria após receber denúncias de ataques à liberdade de cátedra feitos por vereador da cidade.

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) enviou ofício ao secretário de Educação de Ijuí, Cláudio da Cruz de Souza, manifestando preocupação após receber denúncia de educadores da região relatando tentativas de interferência do vereador Rodrigo Noronha (PP) na liberdade de expressão dos professores.

“Ficamos sabendo que o vereador estimulou estudantes a perseguir professores, filmando os educadores em sala de aula. São alvos dessa perseguição principalmente os professores que se dedicam a combater a covid-19 e defendem a pluralidade de ideias e vivências. É absurdo que algo assim ocorra ao mesmo tempo em que chegamos aos níveis mais graves de transmissão da doença. Precisamos dar um basta nessa extrema-direita que sempre ataca a educação, a cultura e a ciência”, afirma Fernanda.

No documento, a deputada explica que a perseguição é uma prática comum dos apoiadores da iniciativa “Escola sem Partido”, que tentam impor ideias conservadoras nas instituições de ensino para exercício de vigilância ideológica. A parlamentar lembra que o STF já decidiu, no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.537, em agosto de 2020, que esse tipo de prática viola o direito de livre acesso à informação dos estudantes e é, portanto, ilegal.

A deputada solicita que a secretaria empreenda esforços efetivos para proteger a liberdade de cátedra dos professores e professoras rede municipal pública de educação.