Deputada Fernanda Melchionna visita famílias assentadas em Nova Santa Rita

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) destinou, via prefeitura, R$ 500 mil em recursos de emendas parlamentares para o desenvolvimento da agricultura familiar em Nova Santa Rita. A parlamentar esteve na cidade no sábado (18) para reunir-se com agricultores locais e formalizar o repasse. Também estiveram presentes na visita o prefeito de Nova Santa Rita, […]

17 set 2021, 12:25 Tempo de leitura: 1 minuto, 21 segundos
Deputada Fernanda Melchionna visita famílias assentadas em Nova Santa Rita

Fonte:

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) destinou, via prefeitura, R$ 500 mil em recursos de emendas parlamentares para o desenvolvimento da agricultura familiar em Nova Santa Rita. A parlamentar esteve na cidade no sábado (18) para reunir-se com agricultores locais e formalizar o repasse. Também estiveram presentes na visita o prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, o secretário de Agricultura, Emerson Giacomeli, lideranças dos assentados, entre eles José de Almeida, e o professor da Administração da UFRGS Fábio Meira, que fez a ponte entre as famílias e o mandato.

“Os agricultores familiares de Nova Santa Rita fazem um trabalho de alta qualidade, respeitando e cuidando do meio ambiente e gerando renda para a comunidade por meio da agroecologia. Infelizmente, este trabalho vem sendo sistematicamente afetado pela deriva de agrotóxicos que ocorre no município. O nosso mandato vem acompanhando a luta das famílias contra a deriva buscando uma legislação local que coíba essa pratica que compromete toda a produção das famílias assentadas. Os recursos devem servir para construção de estufas para a comunidade poder manter a produção enquanto fazemos a luta pela legislação”, afirma Fernanda.

A emenda deve beneficiar quatro assentamentos da reforma agrária no município, onde a produção orgânica está consolidada e praticada de forma majoritária. Os recursos serão destinados para a construção de 23 estufas.

A produção ecológica e familiar de Nova Santa Rita é escoada por canais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e Feiras Livres.