A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) visitou agricultores familiares do Assentamento Santa Lúcia, em Candiota, nesta segunda-feira (26). Na ocasião, a parlamentar recebeu um projeto da comunidade para a impulsionar a produção de alimentos orgánicos na região.
“Estamos muito preocupados com a situação do país. Bolsonaro tem tido uma política voltada so ao agronegócio, o que impacta negativamente os agricultores familiares. Os alimentos orgânicos poderiam ser muito mais baratos se o governo tivesse políticas públicas sérias para o tema. Além disso, temos preocupação com a situação da deriva de venenos. Já compramos essa briga em Nova Santa Rita e colocamos nosso partido à disposição em defesa dos pequenos agricultores aqui também em Candiota”, afirma Fernanda.
De acordo com o agricultor Celso Aguirres, um dos principais problemas é a dificuldade de acesso às linhas de financiamento por não haver regularização das terras. “Temos muitos problemas para conseguir desenvolver a região pela falta de documentação das terras, que não foram feitas em nenhum dos últimos governos. Nós queremos trabalhar. A reforma agraria é uma pauta nossa e os governos anteriores que tivemos não deram toda a atenção que precisávamos”, explica.
Os agricultores entregaram um projeto à deputada para desenvolvimento da produção de morangos orgânicos com estufas como exemplo de atividade que poderia ser melhor desenvolvida na região.