Deputadas do PSOL cobram de governo federal, estadual e prefeituras aplicação de vacina para motofretistas

As deputadas estadual Luciana Genro e federal Fernanda Melchionna, do PSOL, enviaram no dia 9 de julho ofícios aos governos federal, estadual e às prefeituras de Porto Alegre e Canoas cobrando a inclusão dos motofretistas no plano de imunização contra a Covid-19. No dia 2 de julho as parlamentares conversaram com duas lideranças da categoria em […]

12 jul 2021, 14:37 Tempo de leitura: 2 minutos, 18 segundos
Deputadas do PSOL cobram de governo federal, estadual e prefeituras aplicação de vacina para motofretistas

Fonte:

As deputadas estadual Luciana Genro e federal Fernanda Melchionna, do PSOL, enviaram no dia 9 de julho ofícios aos governos federal, estadual e às prefeituras de Porto Alegre e Canoas cobrando a inclusão dos motofretistas no plano de imunização contra a Covid-19. No dia 2 de julho as parlamentares conversaram com duas lideranças da categoria em uma live nas redes sociais, onde os delegados sindicais Fernando Fontoura e Douglas Benites, do Sindimoto Canoas, reforçaram o apelo pela vacinação destes trabalhadores.

No ofício enviado às autoridades, as deputadas assinalam que o Plano Nacional de Imunização prioriza os profissionais do transporte, mas não inclui nesta categoria os motofretistas. De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Motociclistas Profissionais e Autônomos, são cerca de 2,5 milhões de mototaxistas e motofretistas em 3.500 municípios do Brasil.

“Fato é que a atividade desempenhada pela extensa categoria coloca esses trabalhadores em alto risco de vulnerabilidade sanitária. Desde o início da pandemia, eles exercem funções de serviços essenciais e estão na linha de frente constantemente expostos à contaminação, garantindo inclusive, que estabelecimentos considerados não essenciais, continuassem suas atividades, enquanto parte da população cumpre o distanciamento social”, dizem as deputadas no documento.

Leia o ofício enviado ao Ministério da Saúde, que também foi remetido ao governo estadual e às prefeituras de Porto Alegre e Canoas:

Porto Alegre, 09 de julho de 2021.
Ofício n.º 117/2021-BAN
Objeto: Inclusão dos motofretistas no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19.

Exmo. Sr. Marcelo Queiroga, Ministro da Saúde:

O Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 determinou a priorização dos profissionais do transporte, dentre os quais constam caminhoneiros, rodoviários, metroviários, ferroviários, aeroviários, aeronautas, portuários, agentes de trânsito e aquaviários¹.

Ocorre que os profissionais motofretistas, mesmo sendo evidente seu pertencimento ao setor de transportes, não constam no grupo prioritário para vacinação. De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Motociclistas Profissionais e Autônomos, são cerca de 2,5 milhões de mototaxistas e motofretistas em 3.500 municípios do Brasil.

Fato é que a atividade desempenhada pela extensa categoria coloca esses trabalhadores em alto risco de vulnerabilidade sanitária. Desde o início da pandemia, eles exercem funções de serviços essenciais e estão na linha de frente constantemente expostos à contaminação, garantindo inclusive, que estabelecimentos considerados não essenciais, continuassem suas atividades, enquanto parte da população cumpre o distanciamento social.

Considerando o exposto, PEDIMOS à V. Exa que tome as providências necessárias para incluir os motofretistas como grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização. 

Saudações cordiais,

Luciana Genro
Deputada Estadual

Fernanda Melchionna
Deputada Federal