A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) destinou R$ 500 mil para a realização de projetos visando atender famílias atingidas pela deriva de agrotóxicos que ocorre desde novembro de 2020 na região. No último dia 30 de março, aconteceu uma reunião entre a assessoria da deputada, em nome de Leonardo Gam, representantes das famílias e a Secretaria do Meio Ambiente da cidade, além do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Santa Rita.

“Estamos muito atentos com a situação das famílias que estão sendo atingidas por agrotóxicos em um momento no qual a Justiça decidiu pela ilegalidade das aplicações de venenos. Além do prejuízo econômico com a perda de plantações orgânicas, as famílias também são vítimas de problemas de saúde como consequência das derivas. A emenda que destinamos é no sentido de valorizar o trabalho delas e buscar soluções para o problema”, afirma a deputada.

Em Nova Santa Rita, 22 famílias produtoras de alimentos orgânicos foram atingidas pela deriva de agrotóxicos. Trabalhadores rurais do cuidado e manejo das lavouras também foram atingidos. Eles reivindicam o fim da pulverização aérea de agrotóxicos.

REUNIÃO COM A POLÍCIA CIVIL
No mesmo dia, foi realizada também uma reunião entre a Chefe de Polícia do RS, delegada Nadine Anflor, e agricultores de Nova Santa Rita para demonstrar preocupação e pedir providências sobre o ataque desumano sofrido por eles. Um avião pulverizou veneno na região desrespeitando decisão judicial e causando problemas de saúde nas pessoas.

A deputada Fernanda afirmou que já requereu informações aos órgãos responsáveis do Governo Federal e está acompanhando a investigação de perto. Participaram da reunião também os delegados Mario Souza, responsável pela região, e a delegada Marina Goltz, responsável pela área ambiental, além do secretário de Agricultura da cidade, Emerson Giacomeli, e representantes dos moradores atingidos.

Cadastre-se para receber informações do mandato e novidades sobre as nossas lutas!

Vem ser PSOL!

Nesse mês de março de luta das mulheres, te convidamos a ser parte do partido que mais cresce em todo Brasil e fortalecer a batalha contra a extrema-direita e a luta feminista e antirracista!

Quero me filiar