Diante do colapso em Manaus, PSOL e Oposição entram com novo pedido de de impeachment de Bolsonaro

O pedido de impeachment de Jair Bolsonaro apresentado pelos partidos de oposição – PSOL, PT, PSB, PDT, PCdoB e Rede – nesta quarta-feira (27) lista uma extensa série de crimes cometidos pelo Presidente da República. O fato mais grave apontado no documento é o descaso de Bolsonaro com a pandemia que já matou mais de […]

28 jan 2021, 16:34 Tempo de leitura: 2 minutos, 13 segundos
Diante do colapso em Manaus, PSOL e Oposição entram com novo pedido de de impeachment de Bolsonaro

Fonte:

O pedido de impeachment de Jair Bolsonaro apresentado pelos partidos de oposição – PSOL, PT, PSB, PDT, PCdoB e Rede – nesta quarta-feira (27) lista uma extensa série de crimes cometidos pelo Presidente da República. O fato mais grave apontado no documento é o descaso de Bolsonaro com a pandemia que já matou mais de 210 mil brasileiros até agora e culminou no momento mais dramático até agora, em Manaus (AM), que registra mortes por asfixia devido à negligência na oferta de oxigênio para os hospitais enquanto o governo federal pressionava a cidade a adotar o tratamento ineficaz com cloroquina.

Segundo estudo elaborado pelo Centro de Pesquisas e Estudos de Direito Sanitário (CEPEDISA) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) e a Conectas Direitos Humanos, o governo Bolsonaro apresentou um “projeto institucional estratégico de propagação do vírus e causador da morte e adoecimento de milhões de brasileiros e brasileiras”.

A sequência de declarações, desde o início da pandemia, em que Bolsonaro minimiza a pandemia e seus efeitos aos brasileiros, também está detalhada no pedido de impeachment, como no caso em que chamou a doença de “gripezinha”. A demissão de dois Ministros da Saúde em plena pandemia, por eles tentarem adequar o enfrentamento da pandemia à luz das orientações técnicas e científicas, também é um dos motivos do novo pedido.

O governo brasileiro ter mandado produzir e comprado medicamentos que não têm qualquer comprovação científica de eficácia no tratamento da doença é outro dos fatos listados no documento, assim como os esforços de Bolsonaro para tirar a credibilidade de vacinas contra a Covid-19, especialmente a Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

“Bolsonaro trocou dois ministros da saúde e colocou um paraquedista. Ele não negligenciou a situação de Manaus, eles estiveram lá e ao invés de mandar oxigênio recomendaram a cloroquina”, afirmou a deputada federal Fernanda Melchionna, que esteve presencialmente em Brasília participando do ato coletivo de anúncio do novo pedido de impeachment.

O pedido de impeachment também lembra das declarações em que Bolsonaro incentiva a população a reagir de forma armada às decisões de fechamento de serviços não essenciais e isolamento social tomadas por governadores e prefeitos. Ao apresentar apenas recentemente um falho Plano Nacional de Vacinação, o governo federal vê faltar até seringas para a aplicação das poucas doses de vacina que estão no Brasil até agora.

Leia aqui a peça