Fernanda discute gestão de resíduos com catadores de materiais recicláveis em atividade de pré-campanha a prefeita

A pré-candidata a prefeita de Porto Alegre pelo PSOL e deputada federal Fernanda Melchionna participou na tarde desta sexta-feira (21) de uma reunião com os movimentos nacionais de catadores e com entidades locais para debater a situação da gestão de resíduos no município. O grupo visitou a ASCAT - Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis do Loteamento Cavalhada em atividade que faz parte da formação do programa de governo a ser apresentado pelo partido na disputa eleitoral deste ano.

22 fev 2020, 13:13 Tempo de leitura: 1 minuto, 26 segundos
Fernanda discute gestão de resíduos com catadores de materiais recicláveis em atividade de pré-campanha a prefeita

Fonte:

A pré-candidata a prefeita de Porto Alegre pelo PSOL e deputada federal Fernanda Melchionna participou na tarde desta sexta-feira (21) de uma reunião com os movimentos nacionais de catadores e com entidades locais para debater a situação da gestão de resíduos no município. O grupo visitou a ASCAT – Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis do Loteamento Cavalhada em atividade que faz parte da formação do programa de governo a ser apresentado pelo partido na disputa eleitoral deste ano.

“Discutir a gestão dos resíduos na cidade é o primeiro passo de um processo robusto que estamos fazendo pensando a questão ambiental. Chegamos a um ponto de não-retorno do aquecimento global, não há um ‘planeta B’ ou um ‘plano B’. A mudança precisa começar pelas cidades. O que nos foi relato no encontro é que a gestão dos resíduos em Porto Alegre é feita de forma ineficiente e incompetente pela prefeitura. Há um descuido principalmente com os catadores e recicladores, que são essenciais para o sistema”, explica Fernanda.

A atividade também contou com a presença do ex-deputado estadual e coordenador da bancada do PSOL na Assembleia Legislativa do RS, Pedro Ruas, do pré-candidato a vereador em POA pelo PSOL Douglas Filgueiras, que também é membro da AVESOL, entidade de apoio e fomento à economia solidária e dos direitos humanos, da liderança do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) Alex Cardoso, do membro da ASCAT e da Rede Cata POA, Luciano Menezes, e do representante da Cooperativa de Catadores da Padre Cacique Daniel Mesquita, além de representantes do Fórum de Catadores do Município de Porto Alegre.