Atrasos e superlotação nos ônibus da capital lideram as denúncias do aplicativo Fiscaliza Tu

Os dados da ferramenta, desenvolvida pelo mandato da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), foram apresentados em coletiva de imprensa A estatística semestral do aplicativo Fiscaliza Tu, desenvolvido pelomandato da vereadora e líder da bancada de Oposição, Fernanda Melchionna (PSOL), foi apresentada hoje (19) em coletiva de imprensa, revelando dados relativos ao atraso, superlotação, não realização de viagens, funcionamento […]

19 dez 2017, 14:03 Tempo de leitura: 2 minutos, 5 segundos
Atrasos e superlotação nos ônibus da capital lideram as denúncias do aplicativo Fiscaliza Tu

Os dados da ferramenta, desenvolvida pelo mandato da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), foram apresentados em coletiva de imprensa

A estatística semestral do aplicativo Fiscaliza Tu, desenvolvido pelomandato da vereadora e líder da bancada de Oposição, Fernanda Melchionna (PSOL), foi apresentada hoje (19) em coletiva de imprensa, revelando dados relativos ao atraso, superlotação, não realização de viagens, funcionamento inadequado dos veículos, mudanças no itinerário, sujeira da frota e outros aspectos do transporte público da capital. A ferramenta está disponível desde março, possibilitando a população fiscalizar e denunciar problemas cotidianos do transporte público de Porto Alegre.

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Durante o ano de 2017, 5151 cadastros foram realizados, 894 denúncias foram coletadas de um total de 161 linhas denunciadas. Com 40 denúncias, a linha 659 – Ingá foi a que recebeu o maior número de reclamações nesse ano, levando em conta todos os aspectos analisados pelo aplicativo.

Somente no segundo semestre, 505 denúncias foram feitas, sendo 51% das reclamações por atraso e 25% por superlotação. Novamente o item atraso liderou a maior parte das reclamações. A linha que recebeu maior número de denúncias por atraso, no segundo semestre, foi a 271 – Amapa, com 21 denúncias; já a linha que teve mais reclamações por superlotação foi o T4 – Tranversal 4.

“Os dados do relatório mostram que não há confiabilidade no sistema de transporte público da capital. A população já paga caro por um serviço de baixa qualidade e que ainda não cumpre a tabela horária prevista pela EPTC. Já é cotidiana a notícia nos jornais de que os consórcios privados acumulam milhões de reais em multas referentes a infrações de trânsito e descumprimento da tabela horária e nada acontece. É preciso seguir lutando por um transporte justo e de qualidade e contra a lógica da Prefeitura de precarizar os serviços públicos”, disse a vereadora.

O relatório será enviado ao Ministério Público de Contas como mais um mecanismo de avaliação da qualidade da oferta do sistema de transporte público. Os dados foram apurados até o dia 30 de novembro de 2017.

O aplicativo está disponível para celulares do sistema ANDROID, através do link da loja da google play (https://goo.gl/yzG7Ij). As denúncias também podem ser realizadas através do sitewww.fernandapsol.com.br/fiscalizatu.  
O relatório pode ser acessado aqui: https://infogram.com/fiscaliza-tu-1hxr4zmleplq2yo