Os dados em relação ao atraso e superlotação das linhas do transporte público de Porto Alegre são do aplicativo Fiscaliza Tu, desenvolvido pelo mandato da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL)
Na próxima terça-feira (19), às 14h, na Câmara Municipal, o mandato da vereadora e líder da bancada de Oposição, Fernanda Melchionna, realizará uma coletiva de imprensa para apresentar os dados do segundo semestre de 2017 em relação ao atraso e superlotação do transporte público da capital coletados pelo aplicativo ‘Fiscaliza Tu’, disponível desde março para a população da capital. Através dessa ferramenta a população pode fiscalizar e denunciar problemas cotidianos do transporte público de Porto Alegre. Atraso nas linhas de ônibus, superlotação da frota, mudanças no itinerário, sujeira dos veículos estão entre as reclamações mais frequentes.
Mais de 800 denúncias foram coletadas no total, sendo 505 somente no segundo semestre. “O relatório que apresenta dados do segundo semestre, fazendo um panorama anual das estatísticas, é uma ferramenta muito importante para a cidade, pois reúne números que atestam que precisamos avançar na qualidade da oferta do sistema de transporte público. Enquanto o atraso e a superlotação são as recorrentes reclamações da população e os consórcios privados acumulam milhões de reais em multas referentes a infrações de trânsito e descumprimento da tabela horária, não vimos nenhuma ação da Prefeitura. Não é possível que a população pague a cada ano mais caro por um transporte de baixa qualidade”, aponta Fernanda. Os dados foram apurados até o dia 30 de novembro de 2017.
O aplicativo está disponível para celulares do sistema ANDROID, através do link da loja da google play (https://goo.gl/yzG7Ij). As denúncias também podem ser realizadas através do site www.fernandapsol.com.br/fiscalizatu.