Relatório revela dados sobre atraso e superlotação de ônibus de Porto Alegre

As informações são do relatório parcial do aplicativo ‘Fiscaliza Tu’ desenvolvido pelo mandato da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) Divulgado nessa terça-feira (16), o relatório parcial do aplicativo ‘Fiscaliza Tu’ – ferramenta desenvolvida pelo mandato da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) para a população fiscalizar e denunciar problemas do transporte público de Porto Alegre – traz dados […]

16 maio 2017, 03:16 Tempo de leitura: 2 minutos, 43 segundos
Relatório revela dados sobre atraso e superlotação de ônibus de Porto Alegre

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As informações são do relatório parcial do aplicativo ‘Fiscaliza Tu’ desenvolvido pelo mandato da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL)

Divulgado nessa terça-feira (16), o relatório parcial do aplicativo ‘Fiscaliza Tu’ – ferramenta desenvolvida pelo mandato da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) para a população fiscalizar e denunciar problemas do transporte público de Porto Alegre – traz dados referentes às quase 400 denúncias, realizadas ao longo do mês de março e abril pelos passageiros, acerca de atrasos, superlotação e condições inadequadas de rodagem dos veículos na capital. A maioria das reclamações são decorrentes do não cumprimento do horário de chegada e/ou saída das linhas de ônibus em comparação ao divulgado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

“Ao longo de 30 dias mais de 105 linhas de ônibus foram alvo de reclamações por parte dos usuários. As queixas são pelos mais diversos motivos, mas o atraso foi o campeão de reclamações principalmente no início da manhã e final da tarde. Isso atesta na prática que as linhas de ônibus não atuam em ‘excelência operacional’ como afirma a EPTC. Essa é uma pequena mostra do problema crônico que temos na capital”, afirma Fernanda Melchionna.

Os atrasos representam 55% das reclamações dos usuários, ficando entre 15 e 44 minutos o tempo de atraso das 12 linhas que mais tiveram denúncias. As denúncias referentes à superlotação são 23% do total das queixas – o que evidencia que muitos ônibus operam com o número de pessoas acima da capacidade legal de passageiros. “Isso além de provocar desconforto aos usuários, que se sentem andando literalmente em uma lata de sardinha, a superlotação cotidiana coloca em xeque a segurança dos passageiros”, diz a vereadora.

Além disso, os usuários fizeram reclamações acerca do não funcionamento adequado dos veículos, como a utilização de ônibus sucateados, com péssimas condições de rodagem, portas e janelas enguiçadas, falta de acesso ao cadeirante, ar condicionado e campainha estragadas. A não realização de viagens também foi apontada pelos passageiros.

“O relatório será apresentado para os vereadores da Câmara Municipal e também encaminhado para a Empresa Pública de Transporte e Circulação para que tome ciência e as providências necessárias. Ademais, será realizado um pedido de informações à EPTC relativo ao mês de abril/2017 sobre aplicação de multas por atraso das linhas de ônibus, já que não é de hoje que sabemos que a EPTC emite mensalmente autuações às empresas de ônibus devido a descumprimentos da tabela horária. Precisamos de mais transparência acerca dessas informações”, finalizou Fernanda.

Ao todo foram realizados 2.307 cadastros, 389 denúncias e 105 linhas denunciadas. O aplicativo está disponível desde 27 de março para celulares do sistema ANDROID, através do link da loja da google play (https://goo.gl/yzG7Ij). As denúncias também podem ser realizadas através do site www.fernandapsol.com.br/fiscalizatu

O relatório com os dados está em anexo em pdf e doc e pode ser acessado no link: http://bit.ly/2pTwlcG