Através de aplicativo, porto-alegrenses poderão denunciar atrasos de ônibus na capital

O aplicativo ‘Fiscaliza TU’ foi desenvolvido pelo mandato da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) diante das recorrentes reclamações da população sobre o descumprimento da tabela horária do transporte público Diante da iminência de um novo aumento abusivo do preço da tarifa do transporte público em Porto Alegre mesmo com uma série de irregularidades da planilha tarifária, […]

17 mar 2017, 03:05 Tempo de leitura: 2 minutos, 21 segundos
Através de aplicativo, porto-alegrenses poderão denunciar atrasos de ônibus na capital

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O aplicativo ‘Fiscaliza TU’ foi desenvolvido pelo mandato da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) diante das recorrentes reclamações da população sobre o descumprimento da tabela horária do transporte público

Diante da iminência de um novo aumento abusivo do preço da tarifa do transporte público em Porto Alegre mesmo com uma série de irregularidades da planilha tarifária, apontadas pela representação elaborada pelos vereadores da Oposição, do PSOL e PT, na Câmara Municipal, entregue ao Ministério Público de Contas e que está sendo utilizada na Inspeção Especial da tarifa do transporte pelo próprio Tribunal de Contas do Estado, o mandato da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) desenvolveu um aplicativo para possibilitar a fiscalização do transporte de ônibus na cidade. 

O “Fiscaliza TU” é uma ferramenta pública que poderá ser utilizada para denunciar as irregularidades e as dificuldades do cotidiano encontradas pela população referente ao atraso de diversas linhas de ônibus, à superlotação, à ocorrência de assédio a mulheres e furto e/ou roubo no transporte público. A população poderá indicar qualquer linha de ônibus da capital a partir do campo de pesquisa. O aplicativo está disponível para celulares do sistema operacionalAndroid através do link da loja da google play: http://bit.ly/2nK3kj6 

“As reclamações em relação ao descumprimento da tabela horária nos ônibus da capital tem se intensificado muito nos últimos anos. No entanto, é muito estranho que a EPTC aponte que hoje o índice de cumprimento de viagens do transporte público seja de 92,5% – porcentagem próxima à excelência operacional! Há um descompasso nessa informação, que precisa ser verificada, pois além de não coincidir com a realidade de atrasos recorrentes denunciadas pela população, uma das medidas anunciadas pela Prefeitura era de reduzir o número de linhas. Quando na verdade, temos informações duvidosas em relação à própria assiduidade da frota operante”, disse Fernanda.

Com o aplicativo, o objetivo é contribuir com a melhoria do sistema de transporte na capital e também criar um canal em que os próprios trabalhadores possam denunciar qualquer problema em relação as suas condições de trabalho. Após os três primeiros meses, o mandato irá elaborar um relatório que será utilizado para pensar alternativas de melhorias do transporte público, que será divulgado à população em audiência pública na Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação da Câmara de Vereadores.

“Não podemos compactuar com um aumento abusivo das tarifas, sem que, primeiro, abra-se a caixa-preta que é hoje a planilha tarifária do transporte público, e, segundo, melhore a qualidade da frota, tanto em relação à infraestrutura quanto à assiduidade dos ônibus”, disse a vereadora.