A Medida Provisória 966, editada nesta madrugada, protege agentes públicos que negligenciarem a pandemia e revela uma espécie de auto salvo-conduto, já que a isenção vale também para ações e omissões contra efeitos econômicos e sociais.

De acordo com o ofício protocolado ainda há pouco pelo PSOL, “a atividade administrativa busca satisfazer e administrar a coisa pública com base no interesse público, logo é inconstitucional e antijurídica a previsão expressa no objeto central da medida provisória”. Os deputados pedem ao presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre, a imediata devolução da MP, por “flagrante inconstitucionalidade”.

Assista o destaque sobre o nosso ofício no Jornal Hoje:

URGENTE!

URGENTE!! Do Jornal Hoje: eu e a bancada do PSOL na Câmara entramos com ofício exigindo a devolução da MP autoritária de Jair Bolsonaro, que tenta isentar-se da responsabilidade sobre seus crimes. #ForaBolsonaro

Posted by Fernanda Melchionna on Thursday, May 14, 2020

Para a líder do PSOL, deputada Fernanda Melchionna (RS), a MP 966 é mais um arroubo autoritário extremamente perigoso do governo Bolsonaro: “Além de ser claramente inconstitucional, a MP permite que não se responsabilize os agentes públicos, permite a agirem com dolo, com irresponsabilidade, com medidas que podem vir a piorar a vida das pessoas. De uma certa maneira parece uma dupla proteção: ao próprio Jair Bolsonaro, que descumpre de forma criminosa todas as recomendações internacionais dos órgãos de saúde em como tratar a pandemia, e a seus novos amigos, aqueles da velha política, do toma-lá-dá-cá, que estão indicados para cargos com recursos bilionários – e que, com essa medida, também podem não ser responsabilizados criminalmente por corrupção ou desvio de verbas envolvendo o combate ao coronavírus. Isto é gravíssimo, é imoral, é ilegal, é inconstitucional”, lamentou a deputada.

Além do ofício ao presidente do Congresso enviado pela Bancada do PSOL na Câmara, o partido também está redigindo uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra essa medida.

Cadastre-se para receber informações do mandato e novidades sobre as nossas lutas!

Vem ser PSOL!

Os tempos difíceis nos exigem muita capacidade de luta e organização! Vem ser PSOL e fortaleça a luta contra o governo Bolsonaro!

Quero me filiar

Copyleft © 2020 Fernanda Melchionna
O conteúdo deste site, exceto quando proveniente de outras fontes ou onde especificado o contrário, está licenciado sob a Creative Commons by-sa 3.0 BR.