Em um período marcado por recentes violações de direitos humanos no Brasil, após crimes ambientais como Mariana e Brumadinho, aumento exponencial de queimadas na Amazônia e ameaças de morte a povos indígenas, a Deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) participará da Semana de Mobilização dos Povos, durante a quinta sessão do Grupo de Trabalho sobre Empresas e Direitos Humanos do Conselho de Direitos Humanos da ONU, entre os dias 12 e 19 de outubro em Genebra, na Suíça.

Vamos a Suíça acompanhar o debate na ONU sobre a responsabilização de empresas transnacionais! Acompanhe e saiba mais!

Posted by Fernanda Melchionna on Friday, October 11, 2019

“A falta de responsabilidade de empresas que privilegiam o lucro sobre a vida, faz com que direitos de populações inteiras sejam cotidianamente violados. A impunidade segue sendo a marca diante da prática de crimes ambientais e sociais. Por isso é tão importante que, além dos Estados, empresas multinacionais e internacionais sejam submetidas a tratados internacionais que as obrigue a respeitar os direitos humanos”, aponta a deputada.

O Grupo de Trabalho da ONU tem a responsabilidade de elaborar um Tratado Internacional Vinculante das Nações Unidas sobre empresas transnacionais com respeito aos direitos humanos. A deputada Fernanda Melchionna será a única parlamentar brasileira a participar das atividades da Rede Interparlamentar Global que também vai pressionar pelo estabelecimento do Tratado Vinculativo.

Mais de 250 movimentos sociais, organizações da sociedade civil, sindicatos de trabalhadores e de comunidades afetadas pela exploração da mineração, da terra, por conta de salários precários da África, Ásia, Europa e América Latina fazem parte de uma Campanha Global para reivindicar a Soberania dos Povos, Desmantelar o Poder Corporativo e Fim à Impunidade, ou seja, de um chamado global pelo fim da impunidade das corporações transnacionais ao violar direitos humanos.

Mais informações aqui: https://www.stopcorporateimpunity.org/

Cadastre-se para receber informações do mandato e novidades sobre as nossas lutas!