Por iniciativa das deputadas Luciana Genro (estadual) e Fernanda Melchionna (federal), ambas do PSOL, diversos parlamentares se somaram em um esforço de diálogo solicitando uma reunião com o governador Eduardo Leite e a comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul para buscar evitar o fechamento da instituição.

O pedido foi enviado ao governo do Estado por meio de um ofício nesta quarta-feira (09/09). O governo do Estado iniciou o processo de fechamento da instituição e de transferência de móveis e documentos da escola Rio Grande do Sul para a Escola Parobé na semana passada. O governo argumenta que o prédio será utilizado para atender a população de rua.

O tema foi debatido em audiência na Assembleia Legislativa na última sexta-feira (04/09), quando os parlamentares decidiram denunciar a Secretaria Estadual de Educação pelo arrombamento ocorrido no dia anterior. Desde então, a escola foi ocupada pela comunidade escolar para garantir a manutenção do espaço e das atividades da escola.

“A ordem de fechamento da escola foi executada sem nenhum diálogo com a comunidade escolar, mostrando todo o desrespeito com que o secretário Faisal Karam e o governo tratam a educação no Estado, além de ser uma afronta ao Parlamento Gaúcho, que estava disposto a mediar o diálogo entre a escola e o governo”, destaca a deputada Luciana Genro.

A escola Rio Grande do Sul atende 249 crianças e 34 alunos da Educação de Jovens e Adultos – uma das únicas do Estado a oferecer a modalidade de ensino fundamental.

O ofício enviado ao governador tem também as assinaturas dos vereadores de Porto Alegre Roberto Robaina e Prof. Alex Fraga e da vereadora Karen Santos, os três do PSOL; dos vereadores Adeli Sell, Marcelo Sgarbossa, Eng. Comassetto e Aldacir Oliboni, do PT; da deputada estadual Sofia Cavedon e do deputado estadual Jeferson Fernandes, do PT; do deputado estadual Luiz Marenco, do PDT; e da deputada federal Maria do Rosário e do deputado federal Elvino Bohn Gass, ambos do PT.

Cadastre-se para receber informações do mandato e novidades sobre as nossas lutas!

Vem ser PSOL!

Os tempos difíceis nos exigem muita capacidade de luta e organização! Vem ser PSOL e fortaleça a luta contra o governo Bolsonaro!

Quero me filiar