Deputada federal do PSOL/RS protocolou uma pedido de convocação de Marcos Pontes na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados 

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS) protocolou na tarde dessa terça-feira (6) um requerimento de convocação do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para explicar a exoneração de Ricardo Galvão, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Acesse o requerimento aqui

No último dia 5 de agosto, o Ministro Marcos Pontes, a pedido do governo Bolsonaro, nomeou o militar da aeronáutica Darcton Policarpo Damião para substituir o físico Ricardo Galvão na diretoria do Inpe, órgão responsável pelo monitoramento e divulgação de dados do desmatamento  no país. 

“Para implementar sua política retrógrada que significa o aumento brutal do desmatamento na Amazônia e no Brasil, Bolsonaro ataca os órgãos de fiscalização, trabalho e pesquisa no país. Além disso, se utiliza de dados falaciosos para construir narrativas mentirosas de que não existe desmatamento. Não foi à toa que iniciou uma perseguição pessoal a Ricardo Galvão, após o ex-diretor do Inpe ter divulgado dados que apontavam um aumento alarmante, em um ano, de 88% nos índices de desmatamento na Amazônia”, declarou a Deputada Fernanda.

Com base em tal preocupante situação, a Deputada Federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS) protocolou requerimento com o pedido de convocação ao Ministro que comanda a pasta de Ciência e Tecnologia para prestar esclarecimentos ao colegiado que defende os interesses da sociedade neste tema dentro da Câmara dos Deputados.

O pedido de convocação será levado à votação em reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da qual Fernanda faz parte.

Cadastre-se para receber informações do mandato e novidades sobre as nossas lutas!