Fernanda Melchionna ganha 11º no Prêmio Congresso em Foco 2021

Com mais de meio milhão de votos pela internet, o Prêmio Congresso em Foco 2021 revelou ao público ontem (21) os ganhadores das diversas categorias de sua premiação. A deputada Fernanda Melchionna (PSOL/RS) foi escolhida como uma das melhores parlamentares entre os 513 deputados e deputadas, ficando em 11º lugar na votação do júri popular […]

22 out 2021, 10:35 Tempo de leitura: 2 minutos, 55 segundos
Fernanda Melchionna ganha 11º no Prêmio Congresso em Foco 2021

Fonte:

Com mais de meio milhão de votos pela internet, o Prêmio Congresso em Foco 2021 revelou ao público ontem (21) os ganhadores das diversas categorias de sua premiação. A deputada Fernanda Melchionna (PSOL/RS) foi escolhida como uma das melhores parlamentares entre os 513 deputados e deputadas, ficando em 11º lugar na votação do júri popular (18.262 votos) pela internet. O Prêmio é um dos mais tradicionais da imprensa brasileira e, através do júri popular e dos próprios veículos de comunicação, elege os parlamentares com melhor atuação legislativa e pública.

“Quero agradecer imensamente a todas e todos que se empenharam na votação do Prêmio Congresso em Foco 2021. Uma conquista muito importante e reconhecimento da atuação que estamos tendo dentro e fora do Parlamento, e que fortalece as próximas lutas que virão. Sabemos que os tempos não estão fáceis, mas com a força coletiva e apoio de todos vocês, tenho a convicção de que é possível trabalhar para um presente menos desigual, seguir lutando por justiça por todos aqueles que estão sofrendo com a dor do luto por conta da pandemia e plantar sementes para a construção de um novo futuro”, disse Fernanda.

A deputada federal teve atuação forte na Câmara, sendo autora de um dos primeiros pedidos de impeachment de Bolsonaro, que coletou mais de 1 milhão de assinaturas. Fernanda foi líder da Bancada do PSOL durante os primeiros oito meses da pandemia. Esteve sempre na luta para ampliar a proteção às mulheres vítimas de violência e garantir direitos à população feminina, à população mais vulnerável, como os povos originários, aos trabalhadores da saúde, que estão na linha de frente do combate ao COVID-19, aos trabalhadores da cultura, abandonados pelo governo, e contra os retrocessos ambientais e a política de ajuste e antipovo de Bolsonaro.

Ao todo, Fernanda Melchionna apresentou 94 projetos de lei e teve 7 projetos aprovados:

PL 5096/2020: amplia a proteção de mulheres vítimas de violência sexual;

PL 2508/2020: garante a prioridade à mulher chefe de família no recebimento do auxílio emergencial no valor de R$ 600;

PL 1826/2020: garante indenização aos trabalhadores da saúde incapacitados em decorrência da COVID-19 e familiares dos profissionais da saúde que vierem à óbito;

PL 1552/2020: garante medidas para abrigar mulheres em situação de violência doméstica durante a pandemia

PL 1142/2020: assegura medidas urgentíssimas de apoio aos povos indígenas em razão da pandemia

PL 1075/2020: cria a Lei da Emergência Cultural, que garante medidas emergenciais para o setor cultural de todo país durante a pandemia

Fernanda é atualmente membro da Comissão de Constituição e Justiça e vice-líder da Oposição e do PSOL da Câmara dos Deputados. À frente da CCJ, a comissão mais importante da Câmara Federal, lutou contra a aprovação do voto impresso, enfrentou o machismo e as ameaças autoritárias, defendeu a política de demarcação de terras indígenas contra o avanço da mineração e dos interesses dos grileiros, desmatadores, garimpeiros e ruralistas predadores.

Teve grande destaque na luta contra a política antiambiental do governo Bolsonaro, tendo ajudado na luta pela queda de Salles. Fernanda já foi eleita a 13º melhor parlamentar na edição passada do Prêmio e escolhida, em 2021, uma das 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional pelo DIAP.