Deputada Fernanda Melchionna visita Santo Ângelo e Jóia no final de semana

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) visitou a Região Noroeste neste final de semana para reunir-se com movimentos sociais nas cidades de Santo Ângelo e Jóia. “Nosso foco é poder ouvir as demandas dos movimentos sociais organizados na região. Nosso mandato é uma ferramenta de luta desses movimentos que estão sendo duramente atacados pela política […]

15 out 2021, 11:35 Tempo de leitura: 4 minutos, 41 segundos
Deputada Fernanda Melchionna visita Santo Ângelo e Jóia no final de semana

Fonte:

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) visitou a Região Noroeste neste final de semana para reunir-se com movimentos sociais nas cidades de Santo Ângelo e Jóia.

“Nosso foco é poder ouvir as demandas dos movimentos sociais organizados na região. Nosso mandato é uma ferramenta de luta desses movimentos que estão sendo duramente atacados pela política genocida do governo Bolsonaro. A região tem um dos preços mais altos de gasolina no Rio Grande do Sul inteiro, por exemplo, o que é um impacto direto dessa política”, afirma Fernanda.

Participaram também das agendas o presidente municipal do PSOL em Santo Ângelo, Tiago Max, o vice-presidente municipal do partido, Douglas Aires, e os militantes Danusa Cervi, do movimento de mulheres, Ana Laura Boneto, do movimento de juventude, e Telismar Lemos Jr.

CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Durante a manhã, Fernanda encontrou-se com lideranças de religiões de matriz africana no centro municipal de cultura da cidade. Os movimentos relataram a necessidade de integrar a comunidade na batalha contra a intolerância religiosa e pela realização das festas tradicionais.

De acordo com o Pai Anderson Cleber da Silva, as religiões de matriz africana sofrem muito preconceito na região e chegaram a passar por ataques em que elementos sagrados foram queimados. Por isso, é necessário conscientizar sobre a importância de respeitar todas as religiões. Fernanda colocou o partido à disposição para intermediar com o poder público as articulações necessárias para liberação do espaço para realização das festas da comunidade.

MULHERES MOBILIZADAS
Ainda pela manhã, Fernanda reuniu com o Coletivo Mulheres na Luta de Santo Ângelo e com a ONG Pé de Pano. O coletivo de mulheres foi formado após um caso de assédio na Câmara Municipal e luta pela garantia de direitos e por Justiça. Já a ONG Pé de Pano é focada principalmente no acolhimento de cavalos maltratados. “Fiquei muito feliz em conhecer o trabalho das duas organizações, que são geridas por mulheres que orgulham muito a comunidade. Mostra a potencialidade da nossa organização e mobilização”, afirma a deputada.

DIREITOS INDÍGENAS
Durante a tarde, Fernanda visitou a aldeia indígena Guarani Tekoá Pyaú. Ela reforçou a disposição do PSOL em continuar apoiando a luta dos povos indígenas pelo direito à terra e respeito à cultura ancestral. “Nosso partido é linha de frente na resistência em Brasília com os indígenas contra as frequentes tentativas do governo Bolsonaro de impedir demarcações e instaurar a grilagem nas terras” ,explica.

De acordo com Anildo Kuaray Romeu, liderança indígena, a visita foi importante para marcar o apoio da deputada à luta dos povos originários. “Queremos a valorização da nossa cultura, não só por sermos indígenas, mas por sermos seres humanos. O indígena existe, tem seus próprios conhecimentos e resistem a muito tempo”, diz Anildo.

COOPERATIVA DE RECICLAGEM
No fim da tarde, a deputada atendeu a um convite da cooperativa Ecos do Verde para conhecer o galpão e o trabalho realizado há 25 anos. Os cooperativados viram nas redes sociais de Fernanda que ela estava na cidade e realizaram o convite durante a manhã, que foi prontamente atendido. O grupo relatou que conta com pouco apoio do poder público para realizar o trabalho de coleta e reciclagem de resíduos secos. “A gente pode ser o que quiser na vida, mas não é todo mundo que vai se dispor a abrir um saco de lixo para retirar resíduos de circulação. É preciso valorizar esse trabalho em um momento de urgência climática”, explica a presidente da cooperativa, Martiane Nicoletti.

Na próxima semana, a cooperativa será ouvida na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Santo Ângelo e pretende pedir por mais empatia e consideração da cidade pelo trabalho.

CAMELÓDROMO
A última agenda da sexta-feira foi uma reunião com representantes do movimento Pró-Camelódromo em Santo Ângelo sobre a criação de uma estrutura pública que comporte os comerciantes populares da cidade. De acordo com a representante do movimento, Marlene Caetano, o projeto é uma forma de garantir o trabalho e renda de cerca de 90 famílias.

A deputada Fernanda Melchionna ressaltou a importância de fomentar o projeto neste momento de grave crise econômica. “Queremos colaborar para que a Associação, assim que oficializada, possa captar recursos para a criação deste espaço que será uma referência em roda a região”, explica.

A agenda contou com a presença do Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Baptista, representando o prefeito da cidade.

SÁBADO EM JÓIA
No município de Jóia, a parlamentar visitou no sábado (16), a creche municipal da cidade, que atende cerca de 170 crianças. O objetivo foi conhecer as demandas da área da Educação na região.

A última atividade foi um encontro com agricultores familiares dos assentamentos Ceres e Novo Amanhecer. Ao todo, participaram 90 pessoas, que representaram cerca de 700 famílias assentadas, com presença do presidente municipal do PSOL, Paulo Sérgio Ferreira da Silva. “Temos sofrido com a deriva de agrotóxicos que está estragando as lavouras da agricultura familiar e com o descaso dos políticos locais. É por isso que precisamos nos organizar e lutar juntos”, afirma o vice-presidente do PSOL, Danilo Trindade.

“O PSOL tem se fortalecido muito na cidade e fico muito feliz que tenha chegado tantas pessoas do campo, professores e pessoas que acreditam na luta como um instrumento de mudança”, disse Fernanda.