PSOL pede visto humanitário para afegãos ao Itamaraty e Comitê Nacional dos Refugiados

A bancada do PSOL encaminhou hoje ao Ministério das Relações Exteriores e ao Comitê Nacional dos Refugiados (Conare) um ofício solicitando a concessão de visto humanitário para os afegãos que estão fugindo do país após a retomada do poder pelo grupo terrorista Talibã no país. No pedido, o PSOL também reivindica a viabilização de voos […]

25 ago 2021, 14:04 Tempo de leitura: 1 minuto, 19 segundos
PSOL pede visto humanitário para afegãos ao Itamaraty e Comitê Nacional dos Refugiados

Fonte:

A bancada do PSOL encaminhou hoje ao Ministério das Relações Exteriores e ao Comitê Nacional dos Refugiados (Conare) um ofício solicitando a concessão de visto humanitário para os afegãos que estão fugindo do país após a retomada do poder pelo grupo terrorista Talibã no país. No pedido, o PSOL também reivindica a viabilização de voos dos países fronteiriços ao Afeganistão.

“É flagrante a necessidade humanitária de facilitar o deslocamento dessas pessoas ao território brasileiro, como forma de lhes proporcionar o acesso ao refúgio”, ressalta no ofício. A bancada destaca que o Conare reconhece a situação de “generalizada violações aos direitos humanos” no Afeganistão e que já empreendeu medidas de facilitação de deslocamento através de vistos humanitários nos casos do Haiti e Síria.

Do Itamaraty, o PSOL cobra esforços de coordenação com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e países terceiros para viabilizar a vinda das pessoas afetadas pela grave situação e generalizada violação aos direitos humanos no Afeganistão.

A questão sanitária no Afeganistão é mais uma das preocupações em meio à crise humanitária que vive o país. “O acesso sustentado à assistência humanitária, incluindo serviços de saúde essenciais e suprimentos médicos, é uma linha de vida crítica para milhões de afegãos, e não deve ser interrompido”, defendeu a Organização Mundial de Saúde (OMS) em comunicado desta semana.