Fernanda envia ofício à Direção do Banrisul para rever critério de seleção de edital de patrocínio para lives musicais

A deputada federal Fernanda Melchionna, do PSOL/RS enviou ofício ao Presidente da Diretoria Executiva do Banco do Estado do Rio Grande do Sul comunicando sua preocupação e descontentamento com relação ao critério de seleção, que leva em conta a popularidade nas redes sociais do artista, adotado no Edital “Patrocínios para Lives 2020” do referido banco […]

28 jun 2020, 19:00 Tempo de leitura: 1 minuto, 51 segundos
Fernanda envia ofício à Direção do Banrisul para rever critério de seleção de edital de patrocínio para lives musicais

Fonte:

A deputada federal Fernanda Melchionna, do PSOL/RS enviou ofício ao Presidente da Diretoria Executiva do Banco do Estado do Rio Grande do Sul comunicando sua preocupação e descontentamento com relação ao critério de seleção, que leva em conta a popularidade nas redes sociais do artista, adotado no Edital “Patrocínios para Lives 2020” do referido banco para credenciamento de propostas de atividades artísticas musicais de conteúdo virtual.

O ofício aponta que, diante das dificuldades profissionais e financeiras pelas quais os trabalhadores do setor cultural vêm passando por conta da pandemia e da falta de suporte por parte dos governos, nas três esferas, às categorias da cultura, é preocupante “o Edital ter como único critério de seleção o número de seguidores do artista nas redes sociais. Este critério, especialmente se adotado como único, deixa de prestigiar amplos setores da classe artística e, em nossa opinião, falha em apoiar aos trabalhadores que mais precisam, prestigiando apenas aqueles que já têm considerável alcance midiático.”

“Nós pedimos, então, à Direção do Banrisul que retifique o edital, revendo esse critério para seleção que leva em conta apenas o número de seguidores nas redes sociais do artista por considerá-lo excludente e incapaz de selecionar propostas que reflitam a diversidade artística e cultural do nosso estado assim como o de critérios sócio-econômicos, de diversidade de gênero e raça. Ainda mais em um contexto de pandemia”, disse Fernanda.

O documento também aponta que, ao manter esse critério de número de seguidores nas redes sociais, o edital perde a oportunidade de promover
uma política de redução da desigualdade social e regional, de apoio democrático e equitativo e, sobretudo, de valorização da classe artística gaúcha em toda sua riqueza, amplitude e diversidade.

Confira o bate-papo realizado com representantes da classe artística, ativistas e trabalhadores da cultura junto ao mandato sobre a Situação da Música e para pensar os próximos passos dessa luta em torno da revisão dos critérios do Edital.

Edital do Banrisul e Situação da Música no RS

Acompanhe o bate-papo sobre a situação da música no RS em tempos de pandemia. Conversamos com diversos artistas, trabalhadores da cultura e ativistas para falarmos dos rumos das políticas para a área e discutir o problema em torno dos critérios de seleção do edital aberto de apoio à arte proposto pelo Banrisul.

Posted by Fernanda Melchionna on Sunday, June 28, 2020