PSOL pede investigação do Ministério Público sobre contratação de agropecuária para realizar testes de coronavírus

Parlamentares do PSOL no Rio Grande do Sul enviaram uma representação ao Ministério Público (MP) nesta terça-feira (14/04) solicitando a abertura de uma investigação acerca da contratação de uma agropecuária para realizar testes de coronavírus por parte da Secretaria Estadual de Saúde. O pedido foi protocolado pelas deputadas federal Fernanda Melchionna, estadual Luciana Genro e […]

15 abr 2020, 18:44 Tempo de leitura: 1 minuto, 51 segundos
PSOL pede investigação do Ministério Público sobre contratação de agropecuária para realizar testes de coronavírus

Fonte:

Parlamentares do PSOL no Rio Grande do Sul enviaram uma representação ao Ministério Público (MP) nesta terça-feira (14/04) solicitando a abertura de uma investigação acerca da contratação de uma agropecuária para realizar testes de coronavírus por parte da Secretaria Estadual de Saúde. O pedido foi protocolado pelas deputadas federal Fernanda Melchionna, estadual Luciana Genro e pelo vereador de Porto Alegre Roberto Robaina.

A Agropecuária Machado, de Pelotas, foi contratada sem licitação no início de abril para realizar testes de diagnóstico de COVID-19. O contrato tem vigência de seis meses, prorrogáveis por mais seis, e custará R$ 1,3 milhão aos cofres do Estado.

Uma reportagem do site Intercept Brasil trouxe uma série de denúncias a respeito do contrato, afirmando que a agropecuária, que também funciona como pet shop, só incluiu o serviço laboratorial na descrição de suas atividades junto à Receita Federal três dias após ser contratada pelo governo para desempenhar essa função.

“Já estamos lidando, a nível federal, com os desmandos de Bolsonaro, que entra em uma guerra ideológica com o ministro da Saúde e com a ciência. O que não precisamos neste momento é de contratações duvidosas. Universidades brasileiras já dizem que o Brasil provavelmente tem até 12 vezes mais casos de infecção do que o registrado oficialmente justo por falta de testagem. Qualquer irregularidade nesses procedimentos é um risco a saúde de todas as pessoas”, afirma a deputada Fernanda Melchionna.

A deputada Luciana Genro questionou em vídeoconferência o governador Eduardo Leite a respeito do assunto e recebeu como resposta a garantia de que lhe seriam enviados todos os documentos que comprovariam a qualificação da agropecuária para realizar os testes. “A documentação que recebi foi insuficiente e não esclareceu todas as dúvidas a respeito desse contrato, por isso estamos acionando o Ministério Público. A testagem de casos de coronavírus é uma demanda urgente e muito séria, queremos entender como uma agropecuária familiar pode ter mais capacidade para realizar esses diagnósticos que o laboratório da UFRGS, por exemplo”, disse a deputada.