Por educação e direitos humanos, Helio Teixeira lança candidatura a deputado estadual em São Leopoldo

     Nessa quinta-feira (9), em São Leopoldo, foi realizado o lançamento da pré-candidatura a deputado estadual do teólogo, escritor, pesquisador e ativista dos direitos humanos Helio Teixeira. Participaram militantes do PSOL da região e de Porto Alegre, além de amigos e apoiadores da luta. A vereadora do PSOL de Porto Alegre Fernanda Melchionna esteve presente […]

10 ago 2018, 21:02 Tempo de leitura: 2 minutos, 49 segundos
Por educação e direitos humanos, Helio Teixeira lança candidatura a deputado estadual em São Leopoldo

Fonte:

     Nessa quinta-feira (9), em São Leopoldo, foi realizado o lançamento da pré-candidatura a deputado estadual do teólogo, escritor, pesquisador e ativista dos direitos humanos Helio Teixeira. Participaram militantes do PSOL da região e de Porto Alegre, além de amigos e apoiadores da luta.

Lançamento da pré-candidatura de Hélio Teixeira em São Leopoldo

A vereadora do PSOL de Porto Alegre Fernanda Melchionna esteve presente para demonstrar seu apoio ao projeto do partido no Vale dos Sinos.

“Helio é uma pessoa reconhecida por manter a coerência e por defender as pessoas mais vulneráveis. A candidatura dele é muito importante por colocar como foco a educação e plantar sementes para o futuro”, diz.

     Fernanda pontuou que há um sentimento de ceticismo generalizado com a política tradicional, causado em parte por uma esquerda que resolveu fazer conciliações com empreiteiras e partidos que ela mesmo chama de golpistas, mas que ainda são usados como aliados. “Nós temos uma oportunidade aqui. Precisamos acreditar na força do PSOL e reconhecer que nossas trajetórias são múltiplas, mas focadas no sonho de um país diferente”, completa.

Helio Teixeira

     Helio falou sobre a necessidade de continuar lutando pela educação e sobre a importância de resistir aos retrocessos impostos pelos governos de direita no Brasil. “Estamos em um momento de cortes em bolsas de estudos e de pouco investimento na ciência, por exemplo. Isso faz parte de um projeto de desvalorização da educação”, acrescenta.

     Helio já foi secretário de direitos humanos de São Leopoldo e passou por um injusto processo de exoneração por se manter coerente contra violações constatadas na cidade. “Quero erguer minha voz contra as injustiças. Precisamos acreditar na construção conjunta e participativa da política para mudar a vida das pessoas”, afirma.

     O militante do PSOL em São Leopoldo Célio Trindade acredita que é necessário ter um plano de desenvolvimento regional para o Vale dos Sinos. Segundo ele, nas décadas de 1960 e 1970 houve grandes momentos de prosperidade devido ao trabalho das indústrias de calçados na região, mas que atualmente há uma crise econômica que torna Porto Alegre uma alternativa forçada a quem quer trabalhar e ter acesso a cultura.

     A situação do transporte público também é vista com preocupação por Trindade, já que apesar da ligação de São Leopoldo com a capital por trem, os ônibus que atendem os bairros são precários, com passagens caras e em poucos horários. “Trem lotado, ônibus lotado e vias públicas engarrafadas mostram como o transporte público é muito deficiente aqui”, diz. De acordo com ele, a segurança das periferias de Novo Hamburgo e São Leopoldo também preocupam os moradores, já que a criminalidade aumenta a cada ano.

     No campo da luta por direitos sociais, Trindade conta que por causa do perfil conservador de certos setores da região, os movimentos negro, LGBT e pelos direitos das mulheres acabam tendo pouca força para interferir na construção de políticas públicas. “Precisamos colaborar no fortalecimento desses grupos para que o desenvolvimento regional que esperamos aconteça respeitando os direitos humanos”, afirma.

Conheça Helio Teixeira também nas redes sociais: https://www.facebook.com/helioteixeirapsol/