2 de julho de 2012

PERFIL

Fernanda Melchionna nasceu em Alegrete em fevereiro de 1984 e começou a militar muito cedo, ainda no interior do Estado, em 1997, quando a turma do grêmio da escola que em que estudava em Alegrete organizou mobilizações contra as privatizações promovidas pelo governo Britto. Ali ela viu a importância da mobilização e do grêmio estudantil, que naquele momento lutava pela manutenção do patrimônio do Estado.

Começou a militar mais ativamente quando entrou na UFRGS, em 2001, batalhando contra o sucateamento da universidade e pela ampliação de vagas. Participou do Diretório Acadêmico de Biblioteconomia e Arquivologia e foi coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFRGS).

Nessa trajetória de militância, defendeu, com os movimentos sociais organizados, a realização do plebiscito popular da dívida externa em 2000 e da ALCA em 2002. Esteve também na luta por educação e emprego para os jovens e em defesa dos direitos das mulheres.

Concluiu o curso de Biblioteconomia em 2006 e, depois de ter sido estagiária, como milhares de outros jovens, foi enfrentar o mercado de trabalho. Atuou como bibliotecária até ser aprovada em concurso do Banrisul em 2008. Aí, passou a trabalhar como bancária, até licenciar-se para assumir o mandato como vereadora do PSOL na Câmara Municipal. Falando em PSOL, ajudou a fundar e a legalizar o partido. Rompeu com o PT em 2003, quando Heloísa Helena e Luciana Genro foram expulsas da sigla. Manteve a coerência e vem lutando para construir um novo partido contra a velha política.

Agora na Câmara, o mandato de Fernanda está a serviço da juventude e dos trabalhadores que lutam e que sonham. A defesa do acesso dos jovens à cultura e à educação, da igualdade de direitos entre os homens e as mulheres são os seus principais eixos. Em defesa do Meio Ambiente, Transporte de Qualidade, Mobilidade Urbana que valoriza os meios alternativos como a bicicleta.

Precisamos da tua ajuda para continuar essa luta. Juntos na luta. O futuro é agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *