Homenagem a Fúlvio Pretracco

Sede estadual do PSOL-RS agora leva o nome do histórico militante

Desde 23 de maio, a sede estadual do PSOL-RS tem uma nova denominação. Em homenagem ao histórico militante da esquerda gaúcha, a sede do partido recebeu o nome de Fúlvio Petracco.

Uma cerimônia com a presença de familiares de Petracco e de lideranças e militantes do partido marcou a homenagem póstuma. Uma placa luminosa com o nome de Petracco foi afixada na fachada da sede do partido e outra, em metal, está na parte interna da sede. “Quando uma pessoa como ele, com a qualidade que ele tinha, resolve se filiar ao PSOL, passa a mensagem de quem acredita na viabilidade de um outro tipo de sociedade, acredita na luta socialista”, afirmou, emocionada, Luciana Genro, justificando a homenagem.

O presidente estadual do PSOL, Pedro Ruas, lembrou do dia em que Petracco filiou-se ao partido, em 2012. “Eu não quero na minha velhice ter menos coragem que tive na minha juventude, e por isso vou me filiar ao PSOL agora”, repetiu Ruas, referindo-se às palavras de Petracco. Foi Jauri Oliveira, seu companheiro de militância, quem lembrou que Petracco foi à primeira vez à sede do PSOL para o ato de filiação de Jauri e acabou filiando-se também. “Petracco era o Brizola antes do Brizola existir. Ele já era PSOL antes do PSOL ser criado”, analisou.

Roberto Robaina, presidente da Fundação Lauro Campos, lamentou o pouco tempo de convivência com Petracco. “Vamos tratar de honrar a memória dele da melhor forma possível. Ele foi o maior ganho que tivemos no partido, um grande aporte, e apesar do pouco tempo, aprendemos muito com Petracco”. O filho de Fúlvio, Alexandre Petracco, encerrou a cerimônia lendo palavras do pai que justificavam a adesão à sigla. Entre os argumentos, as frases: “o sonho de um velho em conviver com os jovens” e “mudei para não mudar”.

 

Fotos: Antonio Antunes Cunha Neto

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *