Suporte para bicicletas em ônibus de Porto Alegre

Com o objetivo promover o uso da bicicleta e incentivar a integração entre os meios de transporte, a Bancada do PSOL na Câmara Municipal, vereadora Fernanda e vereador Pedro Ruas, elaboraram um Projeto de Lei que obriga as empresas de transporte público coletivo a disponibilizar bikes racks nos ônibus.

Os bike racks são ideais para pessoas que percorrem grande distâncias, podendo fazer uma parte do percurso de bicicleta e outra de ônibus.Ttambém são uma segurança para imprevistos, como temporais inesperados ou problemas mecânicos.

O suporte é instalado na parte dianteira dos coletivos efunciona de maneira parecida aos racks de automóveis e permite que cada ônibus possa carregar até quatro bicicletas por vez. O mecanismo para destravar o suporte para a colocação e a retirada da carga é acionado pelo motorista do ônibus.

Suporte para bicicletas em ônibus já são usados em diversas cidades do mundo. Los Angeles e San Francisco implementaram o uso há anos. Em Bagé (foto), o suporte está sendo usado desde 2010. Lei o projeto na íntegra aqui. Ele está tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre desde dezembro de 2011.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *