Passagem escolar aos domingos e feriados

Fernanda fala do projeto da bancada do PSOL na Câmara que garante a todos os estudantes direito à meia passagem também aos domingos e feriados:

Quando eu ainda frequentava a escola e me perguntavam sobre a minha ocupação a minha resposta era simples: “sou estudante”. Nunca respondi: “de segunda à sexta sou estudante e nos finais de semana apenas adolescente”. Óbvio, não é porque não tem aula que deixamos de ser alunos. Por isso, nunca achei correto os estudantes não poderem usar a passagem escolar todos os dias da semana.
Nesse sentido, agora que estou vereadora de Porto Alegre, fiz um projeto que garante o meio-passe aos estudantes também aos domingos e feriados. Com o projeto do meio-passe queremos que os estudantes possam ir e vir mais vezes. Queremos que todos possam ir ao cinema, ao teatro, a palestras, a espetáculos, a parques, de forma mais barata.
Para nós, direito à educação não se resume a apenas a educação formal e, por isso, acreditamos que o projeto do meio-passe é um estímulo para que os jovens busquem outras formas de complementar seus estudos, ter mais acesso à cultura e mais assunto para debater com os amigos.
Eu tenho certeza que esse projeto é de interesse de todos os estudantes, mas também sei que enfrentaremos a resistência das empresas de transporte e seus representantes políticos. Felizmente, nesse cabo-de-força quando estamos unidos e mobilizados somos mais fortes. Por isso, precisamos da ajuda de todos para continuar nosso trabalho na Câmara Municipal e continuar apresentando propostas como essas, que beneficiam grande parte da população.

Juntos na luta, o futuro é agora!
Fernanda Melchionna

Você pode ver o projeto aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *