Plano Municipal do Livro e da Leitura é sancionado

A vereadora Fernanda Melchionna participou na manhã desta segunda-feira (5) da cerimônia de sanção da Lei que instituiu o Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL). O PMLL é resultado da articulação e mobilização de entidades e pessoas que vêm a leitura como ferramenta de transformação social.

Fernanda é presidente da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura e fez parte do Grupo de Trabalho (GT) que elaborou o PMLL. Durante três meses, o GT coletou informações, aplicou questionários e promoveu debates no intuito de fazer um diagnóstico da Leitura na nossa cidade e verificar o que está faltando para que Porto Alegre seja ainda mais leitora. Foram realizadas plenárias e conferências temáticas em diversos bairros para que o Plano fosse construído coletivamente com a população. Resultando assim, em um Plano democrático e coerente com as necessidades de leitura da nossa capital.

Na cerimônia, Fernanda lembrou que o Plano visa transformar o livro e a leitura em política de Estado e é uma forma de tentar reverter uma desigualdade histórica que existe no Brasil: a desigualdade informacional. Além disso, a vereadora lembrou que o PMLL precisa de verba para sair do papel. Por isso, foi elaborada uma emenda no orçamento de 2012 para que fosse destinado R$300.000,00, aprovada por unanimidade, para o desenvolvimento do Plano Municipal do Livro e da Leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *