Animais abandonados na UFRGS

Nesta quinta-feira, dia 15, a vereadora Fernanda Melchionna participou de uma reunião com os coordenadores do projeto Patas Dadas, que tem como objetivo o tratamento e o encaminhamento para a adoção responsável dos animais abandonados no Campus do Vale da UFRGS. O projeto iniciou em 2009, e hoje já é reconhecido como ação de Extensão da Universidade.

A vereadora foi chamada a conhecer o projeto depois da denúncia do alto número de animais abandonados este ano. Só em 2012 já foram mais de 30 animais deixados na UFRGS, alguns com doenças graves, que podem trazer risco de infecção aos outros animais que já são abrigados no local. As principais demandas dos coordenadores do projeto, professor Dr. Renato Zamora Flores e Profª Patrícia Hauschild Hackmann, são a falta de investimento da Universidade e as altas taxas cobradas pelo Hospital Veterinário da UFRGS para procedimentos de cuidados com os animais.

Após a reunião, a vereadora pôde conhecer o atual canil em que ficam os cães que são abandonados na UFRGS, e conferir como estão sendo bem-tratados, apesar da pouca infraestrutura disponível. O grupo Patas Dadas bem como o grupo Bichos do Campus são iniciativas que contam com mais de 50 voluntários da comunidade acadêmica e também externa, e vem trabalhando há anos no cuidado com os animais.

Na reunião, encaminhou-se um pedido de agenda conjunta entre a grupo Patas Dadas e a Secretaria Especial dos Direitos dos Animais de Porto Alegre, onde serão tratadas possíveis ações conjuntas de apoio e conscientização da população sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *