Projetos para incentivo do uso da bicicleta como meio de transporte

Já estão tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre três projetos da vereadora Fernanda Melchionna e do vereador Pedro Ruas, ambos do PSOL, que vêm no sentido de incentivar e facilitar o uso de bicicletas na nossa cidade.

O Projeto de Lei do Legislativo nº 213/11 que institui o dia 25 de fevereiro como Dia Municipal do Ciclista e de Incentivo do Uso da Bicicleta como Meio de Transporte já está na ordem do dia da Câmara, fase da sessão plenária destinada à discussão e à votação das propostas. O dia 25 de fevereiro de 2011 foi palco de um episódio que chocou a população Porto Alegrense, repercutindo internacionalmente. Um motorista atropelou deliberadamente dezenas de ciclistas na Rua José do Patrocínio, no Bairro Cidade Baixa. A intenção com o projeto é tornar o dia do atropelamento massivo em um marco para que sejam evitados novos desrespeitos aos ciclistas, ou seja, relembrar para nunca mais acontecer. Além disso, pretende transformar a data em um dia de conscientização e debates sobre o uso de bicicleta como meio de transporte ou lazer, onde se discuta políticas públicas para tornar Porto Alegre uma cidade onde o uso de bicicletas seja incentivado e viabilizado pelo poder público.

Também foi iniciada a discussão sobre o Projeto de Lei nº 224/11 que autoriza proprietários de estabelecimentos comerciais a instalarem bicicletários para seus clientes. A proposta visa incentivar o uso da bicicleta, propiciando ao ciclista maior facilidade e comodidade para o exercício das suas funções e pretende tornar os estabelecimentos comerciais em aliados da sustentabilidade urbana.

A proposta dos vereadores do PSOL que torna obrigatória a disponibilização de bike racks* nos ônibus do sistema de transporte coletivo de Porto Alegre está aguardando parecer da Procuradoria Geral da Câmara. A iniciativa segue o exemplo de cidades como França, Houston, Los Angeles que atualmente contam com ônibus urbanos adaptados para o transporte de bicicletas e busca a integração dos modais de transporte. Quando os bike racks estiverem disponíveis as pessoas que gostariam de usar a bicicleta, mas não podem percorrer todo o trajeto de bici (por conta da falta de infra-estrutura ou mesmo pela distância) teriam a opção de fazer uma parte do caminho pedalando e outra usando o ônibus.

Certamente, ciclovias, ciclofaixas, bike racks, bicicletários facilitam a locomoção dos ciclistas e incentivam o uso das bicicletas como meio de transporte. No entanto, além de uma malha cicloviária com integração entre os diferentes modais precisamos que a população entenda que a bicicleta também faz parte do trânsito e que haja respeito mútuo entre todos. Compartilhe a pista!

*bike racks são estruturas acopladas na parte externa do ônibus que servem para carregar bicicletas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *